O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) realizou na terça-feira (15) duas assembleias em praças de Guarapari para apresentar aos trabalhadores da categoria as reivindicações deste ano.
Os trabalhadores pedem um reajuste salarial de 15%, além de aumento no ticket alimentação e aumento no repasse do vale transporte.
“O reajuste de 15% se refere à 11,36% que pedimos de aumento este ano, mais 3% que a prefeitura deixou de nos dar no passado. Este aumento não vai impactar no tesouro municipal, pois este dinheiro vem através do fundo federal da educação”, explicou Adriano Albertino, um dos representantes do Sindiupes em Guarapari.

Ainda de acordo com Albertino, desde o aumento da passagem de ônibus, o valor da diferença não foi repassado para os funcionários, que estão arcando integralmente com os valores dos aumentos.
Outro problema, explica Albertino, é o auxílio alimentação. “Desde que foi criado, há cinco anos, não foi reajustado. Na época o valor já era baixo, agora então. Nós estamos pedindo que o auxílio seja atualizado para R$ 350 por mês”, completou.
Os professores aceitaram aguardar uma resposta da prefeitura até o começo de abril, quando o município dará uma resposta às reivindicações. Por enquanto não há previsão de paralisação na rede municipal.
Em nota, a prefeitura de Guarapari informou que: A Secretaria Municipal de Educação esclarece que as negociações com o Sindicato estão marcadas para a primeira quinzena de abril, após análise da receita do Fundeb.











