A prefeitura de Guarapari continua nesta segunda feira (14), o seu cronograma de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. As ações de informação e conscientização, com distribuição de folhetos, estão acontecendo em vários locais. Já foram realizadas na Praça Philomeno Pereira Ribeiro, em Muquiçaba, no Trevo de acesso à Ponte, em postos de gasolina e postos de saúde.

De acordo com a prefeitura, desde a primeira reunião realizada com as lideranças comunitárias e religiosas de Guarapari, foram distribuídos 20 mil folhetos, com o objetivo de alertar a população quanto à necessidade de “guerra ao mosquito”.

Dengue
Primeiro mutirão contra o mosquito Aedes aegypti movimenta o município . Foto. PMG

Os mutirões de limpeza, que incluem visita de agentes da vigilância sanitária, coleta de lixo, remoção de lixo e entulho, capina e varrição de vias, e conscientização continuam na próxima semana, nos seguintes bairros, sempre com início às 8h:  Nesta segunda o bairro visitado será o bairro Itapebussú. As outras datas são:

Dia 16/12 (quarta): Bairro Muquiçaba

Dia 18/12 (sexta): Bairro Praia do Morro

Dias 21 e 22/12 (segunda e terça): Santa Mônica e Região Norte – Enseada do Sol Guarapari

WhatsApp. A Prefeitura disponibilizou um número de WhatsApp para denúncias de possíveis pontos propícios à proliferação do mosquito. O número e o aparelho (Tablet) são exclusivos para esse fim e fazem parte de uma parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (SINDICIG). O número para denúncias é o (27) 99805-5838.

Dengue2
Um cronograma de ações de combate aos mosquito estão sendo implantadas no município. Foto:PMG

SERVIÇO. Para se prevenir contra a doença é preciso adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, também responsável por transmitir a dengue e a chikungunya:

Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

Tirar água dos vasos de plantas;

Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.