Terminam nesta quarta-feira (26) as inscrições para 1.073 vagas para cursos técnicos, por meio Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na ação Mediotec, que é destinado a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública.

Além da oportunidade de realizar o curso, os estudantes selecionados também serão contemplados com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300 mensais, para custear despesas como alimentação e transporte.

As vagas serão ofertadas em 20 escolas da rede pública estadual, em 15 municípios do Estado: Aracruz (Técnico em Administração), Cachoeiro de Itapemirim (Técnico em Informática e Técnico em Recursos Humanos), Colatina (Técnico em Informática e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática), Conceição da Barra (Técnico em Administração e Técnico em Recursos Humanos), Ecoporanga (Técnico em Recursos Humanos), Guarapari (Técnico em Administração e Técnico em Recursos Humanos), Ibiraçu (Técnico em Informática para Internet), Linhares (Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Informática), Santa Maria de Jetibá (Técnico em Administração), Santa Teresa (Técnico em Administração), São Mateus (Técnico em Administração e Técnico em Informática), Serra (Técnico em Administração e Técnico em Informática), Sooretama (Técnico em Administração), Vila Velha (Técnico em Administração e Técnico em Logística) e Vitória (Técnico em Administração, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Segurança do Trabalho). Os cursos possuem carga horária de 900 a 1.200 horas.

As pré-inscrições para o processo seletivo serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br, no ícone inscrições Pronatec-Mediotec – 2019, até a próxima quarta (26).

Podem concorrer a uma das vagas os estudantes que estiverem cursando a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio regular em 2018 nas escolas da rede pública estadual ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Para a seleção serão consideradas as pontuações finais, referentes ao resultado anual do ano letivo de 2017 cursado pelo candidato, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, sendo observado até duas casas decimais, em número de pontos, sem arredondamentos.

Serão classificados para matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. A relação dos candidatos classificados será divulgada e disponibilizada no site www.selecaoaluno.es.gov.br e também no www.educacao.es.gov.br, a partir das 15 horas, do dia 4 de janeiro. As aulas estão previstas para terem início em fevereiro de 2019.

“Os cursos do Pronatec têm como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma formação técnica concomitante à formação regular. Assim, eles podem ampliar as chances de inserção profissional com a conclusão da etapa regular da educação básica”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade a ampliação da oferta de Educação Profissional e Tecnológica, atendendo às demandas do mundo do trabalho. O objetivo é a expansão da oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e a melhoria da qualidade do Ensino Médio público.