As prefeituras de quatro municípios estão se mobilizando para a implantação de um novo serviço de transporte público nos balneários. É o Transcol Sul. A ideia de um sistema como esse, partiu do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável da Região Litorânea Sul (Complisul). O grupo é formado pelas cidades de Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

Transcol Sul
A ideia de um sistema como esse, partiu do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável da Região Litorânea Sul (Complisul). Foto: Vinicius Rangel

Segundo o secretário de desenvolvimento de Piúma, Nelson Morghetti, a implantação está ainda em fase de estudos e de mapeamentos de rotas por onde os ônibus passarão. Segundo ele, as prefeituras adotaram a ideia e a alternativa foi pensada visando o grande impacto que as cidades do litoral vêm sofrendo com a chegada de novas empresas que estão se instalando na região.

Nelson
“Estamos pensando nessa situação, já visando o nosso momento hoje e o futuro”, afirmou Nelson.

“Hoje o nosso litoral tem sido grandemente impactado com a chegada de novas empresas. Estamos pensando nessa situação, já visando o nosso momento hoje e o futuro. Apenas duas empresas fazem o transporte para essa área daqui e são poucas as que atendem dentro do próprio município,” disse Nelson.

Ainda segundo o secretário, escolas tiveram que mudar os horários das aulas, porque a demanda de ônibus eram maiores do que a quantidade de veículos que as empresas oferecem nas cidades. A mudança proporcionará novos horários para atender os moradores.
“Essa situação não pode ser perpetuar. Tivemos escolas que tiveram que reformular horários, de acordo com os horários dos próprios ônibus. Com o transcol sul, nós não vamos ficar reféns dessa situação e as pessoas vão poder contar com um quadro de horários mais flexíveis”, disse ele.

Transcol
A rota dos ônibus será de Guarapari até a cidade de Presidente Kennedy. Foto: Vinicius Rangel

Valores. O valor da tarifa do ônibus pensada inicialmente pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável da Região Litorânea Sul (Complisul) é de entre R$ 2,25 à R$ 3,00 reais, podendo ser alterado. A rota dos ônibus será de Guarapari passando pelos municípios que possuem litoral no sul do Estado, até a cidade de Presidente Kennedy. A implantação total desse serviço está prevista para acontecer no ano que vem.

Segundo o secretário de desenvolvimento de Piúma, Nelson Morghetti, eles vão buscar apoio ao Governo do Estado para colocar em prática o sistema. A implantação do novo transporte é pensada também com a chegada dos Portos de Itapemirim e Presidente Kennedy.

No dia 7 de setembro será feita a autorização para obra do contorno ligando o Porto de Gamboa em Itapemirim à BR-101. Questões como saúde, coleta e destinação de lixo, além de investimentos, também serão debatidos em conjunto no Complisul.