Depois de começar a frequentar o curso de direito, dois amigos de Guarapari se viram em meio a uma grande e complexa legislação para estudar. Para facilitar os estudos, Israel Astori Ardizon e Sebastião Elias Campos, que estão no sexto período, começaram a fazer anotações. Com o material produzido, viram que o mesmo poderia ser disponibilizado para outros alunos, como material de estudo e pesquisa.

O sucesso foi tanto que esse material posteriormente se tornou um site (www.foconodireito.com.br), que cresceu e ganhou o respeito de outros estudantes e dos professores. “Eu e Sebastião nos reunimos para estudar. Após os estudos, resolvemos disponibilizar o material para os outros acadêmicos. Isso começou a ter uma aceitação boa e surgiu a ideia de criar o site”, explica Israel.

FOTO
Israel Astori (em primeiro plano) e Sebastião Campos (ao fundo) são os autores do livro. Foto Divulgação.

Livro. Ainda de acordo com ele, com todo o conteúdo abordado e com o sucesso do site, surgiu a ideia de criar um livro. Para isso, o material foi readequado e atualizado. O livro aborda especificamente, o Artigo 5° da Constituição Federal, que trata sobre os direitos e garantias do cidadão. “Nossa ideia começou tímida, queríamos estudar além da sala de aula. Queríamos fazer a diferença, para nos manter focados no estudo”, explica Sebastião.

Os universitários afirmam não ter pretensão de se intitular escritores, autores ou doutrinadores do direto. “Nós temos os pés no chão e sabemos que nós somos estudantes de direito. Apenas pegamos as doutrinas mais atualizadas e compilamos de forma organizada, comentando o artigo 5º, que é importante para todo o cidadão. Eu indicaria a quem quer saber mais sobre isso, a começar pelo nosso livro”, diz entre risos, Sebastião.

4
“Queremos mostrar para o aluno, que é possível ele fazer diferença”, afirma Sebastião. Foto Divulgação.

No livro os universitários contaram com ajuda de uma professora, que deu os toques e correções pertinentes na edição. A impressão do ficou por conta da editora LURA, que se mostrou solícita com a ideia, materializando assim, o livro. “Nossa ideia foi tentar trazer estes debates para o mundo real. Queremos mostrar para o aluno, que é possível ele fazer diferença. Não precisa esperar se formar para fazer diferença. Faça diferença enquanto você está na faculdade”, define Sebastião.

Lançamento. Com uma remessa de mil exemplares e no valor de R$ 20 reais, o livro será lançado nesta quarta (01/10), no Guará Eventos a partir das 19h, com entrada franca. Haverá palestras e debates com professores e convidados.  As inscrições podem ser feitas na faculdade Doctum e pelo (www.foconodireito.com.br). 

Colaborou Livia Menezes

Deixe seu comentário