No esforço para alcançar a meta de vacinar pelo menos 559.565 pessoas no Espírito Santo contra a gripe, dentre o público visado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) acompanha a decisão do Ministério da Saúde e prorroga a campanha de vacinação no Estado até o dia 10 de maio. A orientação aos municípios já está sendo repassada para intensificar as ações, inclusive com aberturados postos de vacinação aos sábados.

Com a medida, o público-alvo terá mais duas semanas para se proteger contra a doença e, assim, evitar complicações e mortes pela gripe. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
SESA - VACINAÇAO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS
Até as 10 horas dessa quinta-feira (25) foram imunizadas 254.416 pessoas, ou seja, 45,48% da meta do Ministério da Saúde. No Estado, o público-alvo estimado é de 683 mil pessoas. Para alcançar a meta de 80% é preciso vacinar, pelo menos, 559.361 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, incluindo os doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.
É importante que as pessoas não deixem de se vacinar e procurem o quanto antes o posto de vacinação. “É ideal que as pessoas se vacinem no outono para chegar no inverno protegidas. A vacina leva de duas a três semanas para começar a produzir anticorpos e ser eficaz na proteção. Por isso as pessoas não devem deixar para a última hora”, alertou a coordenadora Estadual de Imunização, Martina Zanotti.
A coordenadora faz um apelo para as pessoas comparecerem aos postos. “A vacina é segura, tem alta eficácia, acima de 80%, e evita internações, complicações e mortalidade pela gripe”.
O Ministério da Saúde recomenda aos municípios e estados que não atingiram a cobertura adequada que intensifiquem as ações para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinação aos sábados.
Cobertura vacinal no Estado
*Dados atualizados até as 10 horas dia 25/04/2013
Pessoas vacinadas
Crianças –38.652
Trabalhadores em saúde –18.406
Gestantes -16.652
Puérperas – 3.849
Indígenas – 1.101
Idosos –175.756
Total: 254.416
Fonte: SESA.
Deixe seu comentário