Neste domingo, dia 07 de julho, será realizado em Guarapari o 1º evento de pedestrianismo da “Aventure ES”, denominado por Circuito Guarapari – Centro Norte, que terá a largada do Radium Hotel e se encerrará na Praia de Setiba. Ao longo do percurso os participantes poderão desfrutar as inúmeras maravilhas da Cidade Saúde, interagindo com uma das regiões mais belas e bucólicas do Brasil.

Ao longo do percurso os participantes poderão desfrutar as inúmeras maravilhas da Cidade Saúde

O intuído do acontecimento é oportunizar uma prática esportiva diferente das convencionais, aproximando moradores e visitantes de um patrimônio natural pouco conhecido. Tal ação ajuda no desenvolvimento de uma sociedade mais ativa e reflexiva, que passe a se preocupar com as condições da saúde pessoal e ambiental.

Pedestrianismo. O pedestrianismo é o exercício físico que consiste em fazer grandes marchas a pé. A prática desportiva, pode ser competitiva ou não, é muito realizada em ambientes naturais e possui uma história milenar. Há interação e observação do meio, levando a conhecimento da fauna, flora e geologia do local. Tudo isso contribui para a sensibilização e promoção do repeito à natureza, resgatando valores como a biofilia. Além disso, estudos comprovam que o contato com a natureza promove vitalidade, alivia o estresse, melhora o desempenho e o humor, e ameniza e diminui chances de desenvolvimento de doenças mentais.

O pedestrianismo é o exercício físico que consiste em fazer grandes marchas a pé

A atividade é multifacetada, envolvendo esporte, turismo e preservação ambiental. O pedestrianismo pode ser realizado em terrenos não sinalizados ou em itinerários definidos como grandes rotas, pequenas rotas ou percursos locais. Esses percursos pedestres são caminhos feitos normalmente em meios naturais e rurais, que em geral se encontram sinalizados com marcas e códigos.

A proposta da “Aventure ES”, com os eventos de caminhada, é aproximar a comunidade local das suas riquezas culturais e naturais, favorecendo um maior envolvimento da população com as variáveis locais. Segundo a organizadora da ação, a Profª Paula Beatrice Magalhães Madeira, “a proposta é melhorar o envolvimento da população capixaba, nativa ou migrante, com os patrimônios culturais e naturais do estado do Espírito Santo, pois é notório o distanciamento entre a população e a cultura local. Acreditamos que o esporte, em específico do pedestrianismo, é capaz de mostrar e valorizar o que temos de melhor em nosso estado. Muitos que por aqui residem desconhecem as maravilhas que temos e não conseguem estreitar as relações de regionalidade.”

Possibilidades turísticas. Outro pondo que também é pretendido pela “Aventure ES” é contribuir para o aquecimento da economia local, com as possibilidades turísticas envolvidas na proposta. De acordo com a Profª Paula Madeira, “O turismo esportivo é um dos guias de nosso trabalho. A capacidade de geração de renda e de aquecimento turístico, presente em eventos como os do pedestrianismo, é gigantesca, pois permite a atração de visitantes de outras localidades, que naturalmente elevam as taxas de consumo de produtos e serviços locais. Quem visita um lugar sempre consome alguma coisa.”

O evento “Aventure ES” – Circuito Guarapari – Centro Norte, acontecerá no dia 07 de junho de 2019, domingo, tendo início no Radium Hotel as 07h00. Os interessados em participar do avento poderão fazer contato pelo número de telefone (27) 99796-1927.

Deixe seu comentário