O ano de 2015 se despede com tempo aberto em praticamente todo o Estado e 2016 começa também sem condições para chuva. É o que prevê a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Estão previstas mudanças nas condições do tempo ao longo da primeira semana de janeiro.

temperatura alta calor
A chance de chuva é praticamente nula durante o Réveillon.

A chance de chuva é praticamente nula durante o Réveillon, mas nuvens podem se formar durante a virada apenas no Norte do Estado e nas porções norte e oeste da Região Serrana, porém, sem provocar chuva ou deixar o céu encoberto. No momento da virada, a temperatura deve permanecer na casa dos 26°C em todo o litoral e também no Vale do Itapemirim. Nas áreas altas da Região Serrana, os termômetros marcam 18°C no mesmo horário. Nos trechos mais elevadas do Noroeste, temperatura de 21°C na passagem de ano. As demais áreas do Estado vão virar o ano com temperatura de 24-25°C. O vento sopra de norte durante a festividade que encerra 2015, com velocidade muito fraca nas áreas afastadas do litoral. Na faixa litorânea, o vento fica mais perceptível, mas não deve acelerar muito, permanecendo fraco na maioria das praias.

O que esperar do comecinho de ano?

O primeiro dia de 2016 (1º), Dia da Confraternização Universal, deve ser marcado pelo tempo seco e bem quente na maior parte do Estado, com pancadas isoladas de chuva à tarde apenas no sudoeste capixaba e sul da Região Serrana. Só que ocorrem algumas mudanças no dia seguinte (02).

chuva
Do domingo (03) em diante, o tempo instabiliza de vez e ocorrem pancadas de chuva e trovoadas de forma melhor distribuída em todo o Espírito Santo.

“A previsão indica que uma frente semi-estacionária passa a atuar na altura do Espírito Santo, organizando uma zona de convergência de umidade sobre grande parte do Brasil. Esse sistema aumenta as condições para chuva. As pancadas de chuva e trovoadas começam durante a tarde na metade Sul, alcançando o vale do Rio Doce até o fim da noite do sábado. Ainda faz muito calor durante esse dia em todas as regiões. A chance de chuva só é muito pequena no extremo Norte do Espírito Santo”, disse Bruce Pontes, meteorologista do Incaper.

Do domingo (03) em diante, o tempo instabiliza de vez e ocorrem pancadas de chuva e trovoadas de forma melhor distribuída em todo o Espírito Santo, mas o sol ainda pode aparecer ocasionalmente. Não se descarta alguma chuva significativa em pontos isolados do Estado, como é típico de quase todo evento de chuva durante esta época do ano. A temperatura diminui na maior parte do território capixaba, seguindo elevada apenas do Vale do Rio Doce até a divisa com a Bahia. Entre os dias 4 e 5 o tempo continua instável e o calor diminui também no Norte.

Os detalhes e a atualização da previsão de temperatura e tempo podem ser acessados em: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br.