O Espírito Santo encerrou o primeiro semestre de 2025 com o menor índice de homicídios (incluindo homicídios e feminicídios) desde 1996. Durante o período de janeiro a junho, foram registrados 382 assassinatos no estado, o que representa uma redução de 12,4% em comparação com o mesmo período de 2024, quando ocorreram 436 mortes violentas.
O número de homicídios diminuiu em todas as regiões do estado. Na Grande Vitória, a redução foi de 13,4%, com 29 homicídios a menos do que no ano passado. As regiões Norte, Sul, Noroeste e Serrana também registraram quedas de 2,3%, 23,3%, 14,9% e 13%, respectivamente.

Em junho, o estado contou com 59 homicídios, o segundo menor número para o mês desde 1996.
O governador Renato Casagrande comemorou os resultados e atribuiu o êxito à política de segurança pública do estado, destacando os investimentos em infraestrutura, novos equipamentos, tecnologia e valorização profissional. “Conseguimos o melhor semestre da história, com redução de homicídios, feminicídios e latrocínios. Esses resultados indicam que estamos no caminho certo e com a continuidade do trabalho, mais resultados positivos virão”, afirmou Casagrande.
Além disso, o governador anunciou que o vice-governador, Ricardo Ferraço, assumirá a coordenação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, um dos principais pilares da política de segurança pública do estado.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que os números são fruto de uma gestão estratégica. “Esse resultado não é por acaso. O programa Estado Presente tem sido essencial para essa redução histórica. O Espírito Santo está se tornando, a cada dia, um estado melhor para se viver, com a colaboração dos nossos policiais e da população”, ressaltou Damasceno.
Ricardo Ferraço, agora coordenador do programa, reforçou o compromisso do Governo com a segurança pública. “Com o Estado Presente, estamos levando ações diretamente aos bairros, promovendo a cidadania e, consequentemente, a redução da violência. Em breve, inauguraremos os primeiros totens de segurança na Grande Vitória, que farão o reconhecimento facial em áreas de grande circulação de pessoas, ampliando o uso de tecnologia para garantir a segurança”, destacou Ferraço.
Até o momento, 21 municípios do estado não registraram homicídios em 2025, entre eles Alfredo Chaves, Iconha, Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante. Além disso, 44 municípios estão há mais de 60 dias sem registros de assassinatos.










