A lama de rejeitos de minério, originada do rompimento das barragens da Samarco em Mariana (MG), chegou no mar neste domingo (22), em Linhares, Norte do Espírito Santo, e já começa a preocupar os turistas que pensam em vir passar a alta temporada no Estado. Em Guarapari, alguns hotéis e pousadas registraram cancelamentos das reservas.

Foto: Ricardo Moraes/Reuters
A lama chegou no mar, em Linhares, no domingo (22). Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Proprietários de pousadas e hotéis do município se dizem preocupados, pois estão recebendo ligações de turistas querendo informações sobre a situação. Os empresários acabam tendo que explicar que o local onde a lama se encontra no momento está distante de Guarapari e que não há, por enquanto, risco de a lama chegar até aqui.

O proprietário da Pousada Duas Praias, localizada na Praia do Morro, Fernando Otávio Campos da Silva, disse que, até então, recebeu apenas um cancelamento de reserva. Ele explica que a maior preocupação é com os turistas de outros Estados que veem a situação sendo noticiada nos veículos de comunicação e desistem de vir para cá antes de se informarem melhor.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
O Hotel Porto do Sol, localizado entre a Prainha e a Praia do Morro, também está recebendo ligações de turistas para tirar dúvidas. Foto: Gessika Avila/Portal 27

“Estou tendo bastante reserva, mas temos medo que isso seja estagnado pela falta de informação. Tem cliente com medo da contaminação da comida, na moqueca capixaba, por exemplo”, completa Fernando.

A gerente administrativa do Hotel Porto do Sol, Andreia Pena, também alega ter tido uma desistência de reserva. Ela diz que os turistas estão com receio de vir para o município e também já telefonaram para saber se a lama chegou até aqui: “Está faltando informação. As pessoas não sabem que Guarapari fica distante de Linhares”.

Fátima Fonseca, proprietária da Pousada Praia do Morro, ainda não recebeu nenhum cancelamento, mas também começou a receber ligações de hóspedes questionando: “Eles querem saber se já chegou no mar em Guarapari. Ainda brincam que se a lama chegar aqui vão querer desconto”.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
Mesmo com o tempo nublado, turistas aproveitam a praia em Guarapari nesta quarta-feira (25). Foto: Gessika Avila/Portal 27

Apesar do problema enfrentado com a lama e a crise financeira pela qual o país está passando, a empresária garante que, para o verão, sua pousada está tendo a maior procura por reservas dos últimos cinco anos.

A principal reclamação dos proprietários de hotéis e pousadas é sobre a falta de divulgação em outros Estados sobre a situação da lama, pois alguns turistas estão interpretando que ela já alcançou todo o litoral capixaba, o que não é verdade.

“Falta esclarecimento das autoridades do Estado. Nós somos uma cidade turística e podemos perder turistas agora. É necessário fazer divulgação nacional para mostrar que estamos longe do Norte, onde a lama está”, finaliza o presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG), José Renato de Andrade Cezar.

Em virtude da repercussão das notícias, muitas delas generalizando que a lama ocupa o mar do Espírito Santo, a Prefeitura de Guarapari vai divulgar fotos diárias das praias do município em seu site e em sua página no Facebook.

Confira o vídeo feito por nossa equipe no início da tarde de hoje (25), na Praia do Morro: