Até o final do ano, o governo do estado do Espírito Santo deve lançar a segunda etapa da CNH social. A informação é de Gazeta online. O Detran – ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo) ainda não afirmou quando terá início a nova fase, mas a expectativa é de que sejam emitidas 2.500 carteiras de habilitação para quem quer mudar de categoria ou conseguir a primeira habilitação.

Imagem ilustrativa

Segundo o jornal Gazeta Online, a incerteza sobre a data se dá em função da necessidade de melhoria do Cadastro Único que é utilizado para a escolha dos candidatos. O governo pretende aprimorar o acesso aos dados dos cidadãos antes de iniciar a nova fase do processo. Na última sexta (16), o diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira, esteve em Brasília para participar de uma reunião sobre alterações no Cadastro Único.

Quem pode participar. Podem participar da seleção pessoas que estiverem inscritas no Cadastro Único e comprovarem renda de até 2 salários mínimos. A inscrição é feita pelo site do Detran-ES. Os candidatos não selecionados podem ter nova oportunidade por meio de uma lista de espera. Caso haja desistência antes da formação, os candidatos suplentes podem ser chamados para completar as vagas.

Cad Único. A inscrição no Cadastro Único pode ser feita em Guarapari no Cras Kubstcheck (localizado na Rua Santos Neves, nº 58, Bairro Santa Margarida, telefone: 3262-1579), Cras Santa Mônica (localizado na Rua Belo Horizonte, nº 06, Bairro Santa Mônica, telefones: (27) 3262-1727/ 997450892 ou no CRAS São José (localizado na Rua São Tomé, nº 07, Bairro São José, telefone: (27) 3362-7855/ 995272919).

Oportunidades. Há 1000 vagas para 1ª Habilitação A e B, 1000 vagas para mudança de categoria D e E, 500 vagas para adição de categoria e 5% das vagas devem ser reservadas a pessoas com deficiência. Os participantes terão oportunidade também de fazer cursos profissionalizantes, como transporte de cargas para facilitar ingresso no mercado de trabalho.