Aluna da rede pública de Guarapari é aprovada em programa do governo do Estado para fazer intercâmbio no exterior. Marina Storck, que tem 18 anos e está concluindo o Ensino Médio na Escola Estadual Angélica Paixão, tem muitos motivos para comemorar.

Marina está concluindo o Ensino Médio e passará três meses em intercâmbio no exterior.

O resultado final da seleção para o Programa de Intercâmbio Sedu 2019 foi divulgado ontem (30) pela Secretaria de Estado da Educação. Na classificação atual Marina conquistou o 1º lugar na modalidade “Curso Intensivo de Inglês”, mas ainda há possibilidade de recurso e o novo resultado sai somente dia 09.

Marina já participava do curso de idiomas no Centro Estadual de Idiomas (CEI) em Vitória. “Primeiramente eu fiquei sabendo do curso de idiomas pela professora Lúcia, que dá aulas de inglês na escola. Quando ela falou que se eu tirasse notas boas no curso eu teria oportunidade de fazer uma prova pra concorrer a um intercâmbio gratuito, eu fiquei animada. Porém quando soube que não tinha o curso em Guarapari bateu um desânimo, mas fiquei tão empolgada com a história do intercâmbio que me inscrevi e fui batalhando para tirar notas boas ao longo do curso, não podia também ter nenhuma falta”, afirmou Marina que custeava as passagens de Guarapari para a capital com dificuldade.

A jovem passou por duas etapas até a classificação. “A prova escrita toda em inglês e depois de uns dias foi a prova oral que a gente tem que conversar tudo em inglês também”, afirmou.

Uma paixão. “Eu escolhi o inglês porque eu sempre tive muita afinidade com essa língua, eu sempre amei falar inglês, mesmo que eu não não tivesse muita certeza que eu estava fazendo. Desde os sete anos eu gravava as músicas da Lady Gaga para cantar na escola, mesmo sem saber a tradução, eu gravava o som das palavras e reproduzia. Eu cresci escutando música inglês e assistindo séries e filmes, tudo inglês, porque eu sempre fui apaixonada pela língua”.

E sobre a viagem? “Não tenho previsão de data de viagem, por causa dos documentos que são demorados, provavelmente só irei ano que vem. Os países de destino são Inglaterra, Estados Unidos ou Canadá. Vai ter um sorteio após o resultado final, no dia 9 eles farão uma cerimônia em que chamarão todos que passaram”, afirmou.

Tempo e aproveitamento do intercâmbio. “O meu intercâmbio é de três meses, porque eu vou pra lá pra fazer o curso intensivo de inglês, os alunos que ainda estão no segundo ano ou no primeiro vão ficar cinco meses estudando no ensino médio lá do país onde eles forem”.

Marina está muito feliz com o resultado. “Fiquei muito motivada o tempo todo, por mais que gastasse muito com passagem pra ir lá pra Vitória todo sábado, tudo valeu a pena porque esse era o meu maior objetivo, conseguir um intercâmbio e eu estou me sentindo muito realizada e orgulhosa de mim mesma, porque eu sei o quanto que eu batalhei pra conseguir isso e é muito gratificante”, afirmou a estudante.

Para o futuro, os planos de Marina são trabalhar com arte. “Eu quero aproveitar intercâmbio o máximo que eu puder, falar inglês o máximo que eu puder e juntamente tentar fazer algum curso profissionalizante, aproveitar que eu estarei em outro país para ajudar em minha grade curricular. Quero aproveitar a oportunidade. Sou muito ligada à arte, penso muito em fazer um curso de tatuagem, ou fazer uma faculdade de artes visuais que também está no meu plano”, finalizou.

Deixe seu comentário