O prefeito em exercício de Anchieta, Carlos Waldir de Souza, participou na última segunda (12), em Brasília (DF), da cerimônia com prefeitos e com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, para assinatura do termo de adesão ao programa Internet para Todos. Na ocasião, Carlos Waldir assinou o documento e garantiu a participação do município no programa.

O evento aconteceu em Brasília e reuniu prefeitos de diversas cidades brasileiras. Foto: Divulgação

Na prática, as empresas prestadoras de serviço de oferta de internet poderão procurar a Prefeitura de Anchieta, que agora está aderida ao programa, e disponibilizar internet, de acordo com as regras, para as primeiras comunidades beneficiadas com a iniciativa: Alto Joeba, Arerá, São Mateus, Itapeúna e Belo Horizonte. Num segundo momento, outras localidades de Anchieta poderão ser contempladas. Em relação ao preço pago pelo usuário do serviço, Kassab disse que será inferior ao preço atual cobrado no mercado.

“Esse programa é de grande importância e, a princípio, irá beneficiar algumas de nossas comunidades anchietenses. Acredito que mais a frente outras poderão ser beneficiadas. A internet é essencial para a comunicação e conhecimento de todos”, disse Carlos Waldir.

Segundo o MCTIC, o Internet para Todos tem objetivo de levar banda larga a regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet. O governo federal projeta que cerca de 40 mil localidades no país serão beneficiadas pela iniciativa, que oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

O prefeito em exercício de Anchieta, Carlos Waldir, assinando o termo de adesão do programa Internet para todos. Foto: Divulgação

O MCTIC informou ainda que o Internet para Todos tem 2.766 cidades prontas para adesão ao programa, de um total de 2.978 municípios cadastrados. Segundo Kassab, 2,4 mil prefeitos participaram da solenidade para assinar os termos de adesão. Os municípios que entraram na primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o MCTIC, que prevê instalar 200 antenas por dia.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, vai garantir a conexão. Após o evento, Kassab afirmou que a velocidade da internet do programa será “bastante grande”. “Algo 40 vezes superior ao que existe hoje”, disse.

 

*Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!