A Prefeitura de Anchieta continua avançando no sentido de agilizar e modernizar a mobilidade urbana do município. Depois de regularizar a situação de vans e microônibus, definiu agora trajetos obrigatórios do transporte de passageiros.
Uma das grandes preocupações era a definição de horários e itinerários que contemplassem o Pronto Atendimento da cidade e a cobertura de localidades como Mãe-Bá e Inhaúma. Foram feitas várias reuniões para adequar o serviço de acordo com a necessidade da população.
A primeira medida foi definir que todos os itinerários terão que passar pelo Pronto Atendimento e a segunda foi instituir a periodicidade de duas linhas circulares: uma com ponto final em Inhaúma e outra em Mãe-Bá. As localidades passam a contar com horários e itinerários bem definidos.
Atualmente o município conta com 11 veículos regulamentados, com tarifa de R$ 1,75. Além do serviço alternativo, localidades como Mãe-Bá e Iriri contam também com cobertura de ônibus interurbanos das viações Planeta e Sudeste.
Segundo a Prefeitura, o processo de adequação continua em discussão e, por meio da Ouvidoria Municipal, a população pode enviar demandas e sugestões para que sejam analisadas pelo setor de transporte.