Nesta quarta (25) Anchieta sediou parte das atividades da programação da Virada Turística Capixaba, organizada pela Secretaria Estadual de Turismo, que vem acontecendo em diversas cidades do Estado até o próximo domingo (29). O objetivo é movimentar a cadeia turística do Espírito Santo, em uma interação entre gestores públicos, trade turístico, estudantes, operadores de turismo, imprensa e sociedade civil. Serão 360 horas de atividades simultâneas, acontecendo em diversos municípios capixabas.

O evento foi realizado no Centro Cultural Anchieta com apresentação do grupo de congo mirim de São Mateus e do projeto de dança Realizando Sonhos. Na ocasião, também foi realizada a apresentação de vídeos turísticos da Rota da Costa e da Imigração e palestras e um “papo turístico”, que abordou o turismo da cidade e região, destacando o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Durante a Virada Turística foram realizadas apresentações de Balé e Congo Mirim.

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Seturce), Edson Vando Souza ressaltou que a cidade tem diversos atrativos turísticos. “Anchieta tem um potencial turístico diferenciado. Nós temos 23 lindas praias, rios, lagoas e a montanha muito perto. Hoje ainda temos o diferencial que é a cidade do padroeiro do Brasil, Padre José de Anchieta, que foi reconhecido como santo brasileiro e está aqui bem pertinho. A gente oferece tudo isso e muito mais”.

 Ele também ressaltou que a paralisação da mineradora sediada na região serviu para que a cidade investisse mais no turismo. “Anchieta não morreu. A chapa esquentou e a gente acordou. Anchieta não parou no tempo, muito pelo contrário, estamos trabalhando muito e vamos vencer essa crise”.

E completou. “Estamos trabalhando com as nossas outras potencializadas que estavam apagadas, esquecidas porque não estávamos usando. Agora estamos olhando para o que temos de melhor e eterno. O que temos de belezas naturais, de potencialidades do turismo, do agroturismo, do turismo de negócios, de lazer e religioso. Isso é algo que não vai acabar nunca”.

O secretário Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Seturce), Edson Vando Souza afirmou que Anchieta tem diversos potenciais turísticos.

Edson Vando também revelou um dos projetos para movimentar o verão na cidade. “Vamos trabalhar com luais culturais promovidos pela prefeitura nos quatro balneários. Mas vai ser tudo em um formato bem familiar. Não queremos gastar muito com eventos. Sabemos que devemos investir um pouquinho, mas queremos eventos que deem retorno”.

Para o secretário, a prefeitura deve ajudar os estabelecimentos comerciais a se manterem na baixa temporada. “No verão o público vem para praia e é hora de os empreendimentos colocarem alguma coisa por conta deles e a prefeitura garantir os nossos investimentos na baixa temporada, que é o período que temos que sustentar o comércio local”, finalizou.