No último dia 12 foi realizada uma reunião para dar início às discussões do Plano de Mobilidade Urbana de Anchieta.Na ocasião, o Subsecretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Eduardo Calhau apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes para Cidades Pólo do Estado do Espírito Santo – PLANMOB.

Entre as cidades contempladas estão: Anchieta, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares e Colatina. O crescimento sustentável do estado depende do crescimento populacional ordenado e igualitário e do não acúmulo populacional nos grandes centros urbanos e para isso é necessário desenvolver as micro-regiões, com esse objetivo estão sendo elaborados planos de mobilidade urbana para desenvolver estas cidades consideradas muito importantes para que o desenvolvimento do Espírito Santo seja integrado.

{3A08EDEC-A55D-3AA0-BEBC-DDC3BAECED4B}_700X425
O subsecretário da Sedurb, Eduardo Calhau e o prefeito Marcus Assad

Para que a população de Anchieta participe efetivamente da elaboração do PLANMOB, estão sendo realizadas oficinas e discussões sobre o projeto nos dias 13 e 14 de setembro. Durante estes dois dias, a população poderá discutir, opinar e definir o que realmente é importante para o município e as conclusões serão incluídas no projeto final.

A estratégia principal definida pelo Governo do Estado é o Desenvolvimento da mobilidade urbana com um valor total a ser investido de R$ 6.700.498,37 durante 15 meses.“Discutir mobilidade urbana hoje, é ter a certeza de que no futuro teremos condições de trafegar seguramente por nossas cidades, pois precisamos crescer de maneira ordenada hoje para que nossas necessidades básicas sejam atendidas no futuro”, Calhau.

{A0D8E2DC-78AC-4DE0-2BEE-0EB4EAD1BDA0}_700X463
Cerca de 80 pessoas compareceram ao lançamento.

O estado do Espírito Santo possui projetos de crescimento e desenvolvimento projetados até 2025 onde estão incluídos saúde, educação, infraestrutura de locomoção, áreas de lazer e todas as necessidades básicas dos cidadãos. De acordo com estatísticas, o ES é o estado que mais reduziu as desigualdades sociais do país nos últimos 10 anos e isso se deve este tipo de planejamento estratégico. Por este motivo, toda a população anchietense foi convidada a participar das oficinas do PLANMOB.

O PLANMOB está sendo desenvolvido pela população de Anchieta e o Governo do Estado vai custear os projetos desenvolvidos e escolhidos pela população.

Deixe seu comentário