Banner TOP
JB Padrão

Moradores do bairro Praia do Morro estão preocupados com a aparição de escorpiões na região.  A reportagem do Portal 27 recebeu diversos relatos de moradores sobre este insetos, que em alguns casos possuem venenos mortais.

O Portal 27 já escreveu reportagens sobre o assunto, inclusive sobre uma turista que foi picada no Parque  Municipal Morro da Pescaria e sobre moradores que reclamavam do aparecimento desses animais próximo a um condomínio na Praia do Morro.

Casos de aparecimento de escorpiões foram relatados na Praia do Morro.

O Centro de Controle de Zoonoses tem recebido reclamações pontuais sobre o aparecimento de escorpiões e destaca a importância de acionar o órgão sempre nestas situações. Em caso de picadas, a vítima deve ser levada imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento.

“Ao verificar a ocorrência, as pessoas devem evitar o contato com o inseto e acionar o Centro de Controle de Zoonoses para visita técnica.  Em caso de acidente com escorpião, deve-se lavar com água e sabão e procurar imediatamente o Pronto Socorro ou ligar para o SAMU 192”, informou o CCZ.

Dicas

Para evitar a presença e proliferação de escorpiões devem-se adotar as seguintes medidas:

– Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso;

– Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa;

– Vedar frestas nos muros, paredes e pisos;

– Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;

– Não acumular entulho ou materiais de construção;

– Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos;

– Manter o ambiente limpo e organizado; acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos;

Para evitar acidentes:

– Examinar roupas e calçados antes de usá-los;

– Manter cama, sofás, berços afastados da parede;

– Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão;

– Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões;

Vale lembrar que a Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari possui oferta de coleta de lixo domiciliar regular, além de serviços de coleta de móveis e eletrodomésticos de forma gratuita, bastando ligar para realizar  agendamento do serviço gratuito. Para entulhos, o descarte regular é de responsabilidade do gerado, cabendo a ele a contratação de serviço especializado para destinação final.

*Com a colaboração do Centro de Controle de Zoonoses

Banner Marcelo
Camara Municipal de Guarapari – Participe
Institucional Basic Idiomas

Institucional MAllagutti

11 COMENTÁRIOS

  1. Jualiana recebi a mesma resposta sua…e eu tb tenho filha pequena em casa.Do lado do meu prédio tem um terreno q de acordo com a placa é da prefeitura, fizeram o muro com o lixo dentro.Fora q era uma fossa e hoje tem espaço aberto…

  2. Boa noite melhor solução é manter o ambiente limpo e se for possível criar umas galinhas . Boa Noite Cleiton

  3. Não só acúmulo de lixo como há entulho por toda. Cidade, infelizmente, muitas pessoas ainda mau educada com relação ao descarte do lixo e entulho.

  4. Desculpa mas entrei em contato com zoonoses diversas vezes mês passado para relatar o surto de escorpião e o mesmo falou que não poderia auxiliar. Inclusive relatei que tenho uma bebe em casa… mas nada foi feito.

  5. Isto é resultado do acumulo de lixo e entulho, principalmente o entulho que todo morador tem o habito de jogar no final de rua. Excelente ambiente para proliferação aracnídeos. Bairro Santa Mónica é puro entulho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here