As eleições ainda estão um tanto quanto distantes, mas as movimentações políticas já estão a todo vapor em Guarapari. A novidade da vez é a filiação de Carlos Von, candidato a prefeito nas últimas eleições (2012-2013) e a deputado Estadual, no ano passado, ao PSDB. Ele assumiu a presidência após intervenção da executiva estadual do PSDB. O empresário conversou com o portal 27 e contou como foi o processo de aproximação com o partido.

filiação
Carlos Von assumiu o partido após intervenção do Diretório Estadual, quentou contou com a presença do vice governador César Colnago.
Carlos
“E o clube grande (PSDB) é o time para o qual eu torço” afirma Von.

Mudança de partido . Pré -candidato a prefeitura de Guarapari, Carlos afirma que seu coração sempre foi PSDB. Sempre foi simpático ao partido. Ao definir a mudança de partido, ele foi categórico: “Me sinto como um jogador de time pequeno, chamado por um clube grande. E o clube grande é o time para o qual eu torço”, afirmou.

Von explica que o convite para a conversa partiu do Diretório Estadual do partido. “Tenho vários amigos e conhecidos no PSDB, especialmente, em Vitória, onde a Estadual está localizada”, explica. Após sua filiação, Carlos ganhou a presidência do partido, por meio de uma Comissão Provisória.

O outro lado. Alguns filiados do PSDB Guarapari se mostraram descontentes com a nova Comissão Provisória da cidade, que tem Carlos como presidente. Mas ele explica que a opção foi do Diretório Estadual. O Diretório, por sua vez, garante que a mudança é uma solução para apaziguar o clima que era de divisão dentro do partido e retomar o fôlego para a disputa de 2016.

Documentos PSDB
Documentos mostram a intervenção da executiva estadual e o manifesto dos antigos filiados ao partido.

O partido teria feito movimentações iguais a de Guarapari em outras cidades do Estado. Piúma seria uma delas, onde o presidente da Câmara Dr. Joel e o vereador Valber Salarini de Anchieta, seriam pré-candidatos do partido. Para Neuza Astori, filiada do PSDB Guarapari, há ilegalidade na criação da Comissão Provisória. “Tem um membro da Comissão que ainda estava filiado ao PSDB quando foi eleito como membro da Comissão”, explica. Uma possível eleição de uma nova direção do partido em Guarapari está sendo programada.