Os movimentos que apoiam a volta da Samarco estão organizando um “buzinaço”, que sairá de Guarapari com destino a Anchieta, neste sábado (02). Chamada de “Volta logo Samarco”, a carreata sairá da Praça Philomeno Pereira Ribeiro (Itapemirim), em Muquiçaba, às 14h, e seguirá até a Prefeitura de Anchieta.

samarco O evento foi criado pelos movimentos “Somos todos Samarco”, fundado por Arthur Pereira, em Guarapari, “Fica Samarco” e “Justiça sim, desemprego não”, ambos originados em Mariana (MG). Alguns representantes destes dois últimos fizeram questão de vir para o Estado participar do buzinaço.

Segundo uma das representantes, Poliane de Freitas, os moradores de Mariana apoiam a volta da Samarco, pois a cidade sofreu um grande impacto social com a paralisação da empresa. “Lá em Mariana há falta de opção de emprego, não tem diversidade econômica, é só a mineração. A gente não pode virar as costas para uma empresa que sempre ajudou a cidade”, disse.

“Hoje nós necessitamos que o retorno da empresa aconteça o mais rápido possível. Nós temos que mostrar para as pessoas que nós precisamos que a empresa retorne com as atividades. O convite é para que toda a sociedade de Guarapari e região abrace a causa, que as pessoas entendam que as demissões vão acontecer se a Samarco não voltar”, defende Artur Pereira.

Para quem não tem carro, os organizadores afirmam que haverá ônibus para levar as pessoas interessadas em participar.

Organizadores convidam população a participar; veja o vídeo gravado ontem: