Em abril, Alfredo Chaves ganhou um Centro de Controle de Natalidade Animal. O local foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde para diminuir a quantidade de animais que vivem soltos pelas ruas da cidade. Até o momento, 15 cães já foram castrados. Alguns deles estão disponíveis para adoção.

Quem tiver interesse em adotar algum dos cães, precisa ir ao Centro, que fica no mesmo espaço em que funciona a Fazenda Municipal, próximo ao Parque de Exposição. De acordo com a secretária de Saúde, Gabrielle Rovetta Melo, o recolhimento de animais ocorre semanalmente. “Os animais serão capturados e após serem castrados, ficarão em observação por um período de quinze dias no espaço, depois serão novamente soltos no local de origem”, explica Melo.

Cães castrados para adoção em Guarapari e Alfredo Chaves.
Cães castrados para adoção em Guarapari e Alfredo Chaves.

O prefeito Roberto Fiorin conta que o processo visa atender um pedido dos moradores da cidade. “Não temos como ficar com esses animais, trabalharemos em parceria com a população para que esses bichos sejam adotados. Depois de castrados, tanto os machos como as fêmeas, não mais procriarão e isso facilita também que sejam adotados. É um projeto muito importante para a nossa cidade e que vinha sendo solicitado pela população”, comemora.

Identificação dos animais. Os responsáveis pelo Centro de Controle de Natalidade Animal pedem que os proprietários de cães identifiquem os animais com coleiras e não deixem eles soltos na rua. “Pedimos para que os bichinhos sejam mantidos em seus quintais e casas, capturaremos para castração todos os animais que estiverem pelas ruas”. Segundo a titular da Secretaria de Saúde, os animais capturados ficarão três dias no centro, após esse período, se o dono não aparecer, ele será castrado.

Guarapari

Na Cidade Saúde, voluntários protetores dos animais têm buscado uma solução parecida para diminuir a quantidade de cães abandonados nas ruas. Serão realizados dois eventos para tentar conseguir adoção para 20 cachorros recolhidos pelo grupo. Uma feira de adoção será feita no próximo dia 30, das 10h às 14h, na Avenida Ewerson de Abreu Sodré, 107, Muquiçaba, ao lado da Clínica do Fábio Veterinário.

“A ideia é de que o evento seja uma festa, pois teremos pintura de rosto com o Be-Happy e distribuição de ração. Todos os cachorrinhos estarão de banho tomado enfeitados, são vermifigados e castrados, além de serem previamente cadastrados por um voluntário do “Tô na Rua”, lá teremos fichas para a adoção. NÃO ACEITAREMOS ANIMAIZINHOS NO DIA! Teremos um médico veterinário presente durante todo o evento”, conta uma das organizadoras, Danielle Cerqueira.

O segundo evento será um chá beneficente no dia 20 de junho, às 17h, no espaço Donna, próximo ao Kart Indoor, para 50 pessoas ao custo de R$ 30,00 o convite. No dia, haverá muitas atividades, como bingo, sorteio de brindes e um Mix Fashion de roupas acessórios e artesanatos com renda revertida para o salvamento, resgate e castração de fêmeas.

Deixe seu comentário