A Casa da Cultura de Guarapari está de portas fechadas há anos e ainda não tem data para reabrir. O local já funcionou uma biblioteca pública, tinha acervo histórico da cidade e inclusive já sediou a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. Atualmente está abandonado, com pichações nas paredes e tem até animais no terreno que ficam pastando por causa do mato que tomou conta do lugar.

Casa da Cultura- Foto
A Casa da Cultura de Guarapari está de portas fechadas há anos e ainda não tem data para reabrir.

Há mais de um ano, a Prefeitura informou que faria uma licitação para reforma do prédio, e até hoje, não saiu do papel. Confira aqui

O vereador Denizart Luiz Rocha, o Zazá, PSDB, registrou fotos da Casa da Cultura e postou em suas redes sociais nesta terça-feira 15. O assunto repercutiu e veio à tona na cidade. O parlamentar, informou que vai pedir providências ao Poder Executivo e saber se a Prefeitura tem algum projeto em vita para melhorias no local.

“Uma lástima ver um monumento histórico em ruínas e a área externa servindo de estábulo para cavalos”, lamentou o parlamentar.

Patrimônio. A Casa da Cultura é um patrimônio cultural e afetivo de Guarapari localizada em frente à Praça Trajano Lino Gonçalves no Centro da cidade. Construída em 1749, foi antiga sede da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores e também já funcionou como cadeia pública. Nos últimos anos, funcionava como Biblioteca Pública Municipal e fazia parte do Roteiro Histórico Cultural da cidade.

Para o agente cultural, Bruno de Deus, membro do Sinestesia Criatividade Coletiva, a Casa da Cultura não é só importante pelo valor afetivo e simbólico dela, ela deveria ser um recanto para incentivar a promoção da cultura em Guarapari.

“Nós temos poucos espaços que estejam ativos para receber os fazedores da cultura local. A revitalização da Casa da Cultura, seria um ótimo passo para que a cultura e a arte, e os fazedores de cultura local tivessem um espaço específico para eles. Assim como o Rádium Hotel que é um Patrimônio simbólico e afetivo da nossa cidade. São espaços que precisam estar revitalizados, que precisam se fazer presente numa forma de Política Cultural para Guarapari”, comentou Bruno.

A pesquisadora e guia de turismo, Beatriz Bueno, lamenta que a Casa da Cultura não esteja funcionando. Segundo Beatriz, em 1992, o local era inclusive Centro de Recepção aos Turistas e um Museu de Guarapari. “O prédio da Casa da Cultura é um prédio histórico e afetivo de Guarapari, precisava ser restaurado. Já fez parte do roteiro histórico de Guarapari e há anos está naquela situação”, concluiu Beatriz.

O coordenador do Guaracultura, Luiz Sérgio Quarto, comentou que ficou decepcionado com a saída da biblioteca da Casa da Cultura.

“A Biblioteca Pública já tinha condições precárias, mas a Casa da Cultura está na hora de restaurar, ativar. A gente quer que seja retomada as atividades e ganhe maior apoio de todos”, disse Luiz.

Prefeitura diz que reforma da Casa da Cultura será licitada

A Secretaria Municipal de Análise e Aprovação de Projeto (Semap) informa que o projeto da reforma da Casa da Cultura já está em fase de finalização e será entregue juntamente com a adequação da praça para receber a Feira Hippie. Com relação a Biblioteca Pública Municipal, a mesma funciona em Muquiçaba no Complexo Esportivo Maurice Santos.

Deixe seu comentário