Um cavalo com a saúde extremamente comprometida foi resgatado pela equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itapemirim. O recolhimento foi realizado na tarde da última sexta-feira (18), em Itaipava, e contou com o apoio da Secretaria de Administração Regional Itaoca/Itaipava. O animal foi encaminhado para tratamento veterinário, onde seu estado de saúde foi avaliado como grave. Ele foi medicado e alimentado.

Foto: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Itapemirim
O estado de saúde do animal foi avaliado como grave. Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itapemirim

A responsabilidade pela guarda e cuidados com animais de pequeno e grande portes é do proprietário. Apesar disso, o município de Itapemirim conta com um número exclusivo para recolhimento de animais de grande porte, como cavalos e bois. Para resolver a situação dos animais de pequeno porte, um Centro de Controle de Zoonoses será instalado na região de Candéus. A obra para a construção já está em fase de licitação.

Foto: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Itapemirim
O cavalo foi resgatado na última sexta-feira (18), em Itaipava. Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itapemirim

“Animais soltos em vias públicas podem colocar a vida de motoristas e motociclistas em risco e podem contribuir para a proliferação de doenças. Por isso, disponibilizamos o serviço de recolhimento de animais, pois precisamos retirá-los da rua para evitar que o problema fique maior. No entanto, é importante frisar que a responsabilidade por esses animais é do dono e este pode ser penalizado se os abandonar”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Caso presencie situações como a deste cavalo ou outros animais de grande porte em vias públicas, por exemplo, ligue para: (28) 3529-6472 ou (28) 99987-9060.