A entrevista de emprego é um momento importantíssimo para causar uma boa impressão, apesar de todo o nervosismo, da necessidade de impressionar o entrevistador e da pressão para demonstrar suas qualidades em pouco tempo.

20150526100454
Evite exageros, não procure demonstrar superioridade por meio do uso de ternos caros

Sendo assim a primeira coisa que devemos pensar é: Qual a roupa adequada para o dia da entrevista? Pode parecer um aspecto superficial, mas se vestir bem (adequadamente) é essencial para que você cause uma boa impressão em seu entrevistador.

Por experiência própria, eu uma vez fui para uma entrevista de emprego em uma empresa e não pesquisei nada a respeito dela. Me vesti bem informal coloquei um salto pois não sou alta e fui. Para minha surpresa o tamanho do salto foi problema na entrada do prédio, pois salto só era permitido até 3 cm eu usava um de 7cm. Fui barrada na portaria pelos seguranças, aqui de salto alto não entra. Além da vergonha que passei, tive que arrumar outro sapato para conseguir chegar a minha entrevista, claro que não causou uma boa impressão. Mas aprendi uma lição, primeiro pesquise, saiba mais a respeito da empresa aonde você tentará um emprego. Fazendo isso, quando chegar para uma entrevista, se sentira um pouco mais seguro e não correrá o risco de ser barrada como eu fui.

Agora vamos as dicas.

Estude o perfil da empresa e do cargo que você pretende exercer.

Esse é o primeiro passo para se vestir bem na hora da  entrevista.
De nada adianta você usar um belo terno e gravata, se o cargo que você pretende exercer não exige esse tipo de roupa no cotidiano, ou ainda que seja uma empresa mais informal, se você está sendo entrevistado para um cargo de direção ou do departamento financeiro, é preciso que você se apresente com roupas mais formais do que aquelas exigidas para outros cargos.

Empresas mais despojadas, com perfil criativo e inovador, podem permitir um “dress code” mais informal, segundo o qual seja natural o uso de calças jeans e uma camisa de botões ou polo, por exemplo. Mas é preciso conhecer bem esse perfil pois deve-se evitar a informalidade.

Informalidade excessiva pode ser extremamente prejudicial em uma entrevista de emprego. Para os homens, é necessário evitar o uso de camisas do tipo “T-shirt”, bem como tênis esportivos.

Para as mulheres, cuidado com o tamanho do decote e o comprimento da saia, caso escolha essa opção para o dia da entrevista.

20150526100454 (2)
Escolha sempre uma roupa que demostre seriedade, responsabilidade e ao mesmo tempo que você sabe ser descontraída.

Por mais informal que seja o ambiente corporativo, é sempre bom se preocupar com a forma de se apresentar na entrevista, se vestindo de forma discreta e levemente mais formal do que os atuais colegas de trabalho.

Evite exageros, não procure demonstrar superioridade por meio do uso de ternos caros, ou usar saltos em uma empresa onde as pessoas trabalham mais informais.

Da mesma forma, mulheres devem tomar cuidado com o número de acessórios que usam, para não dar a impressão de que ela quer se destacar por meio do que veste, e não de seu currículo. Procure vestir tons mais neutros (preto, branco, café, bege etc.), para que não haja exageros em relação a cor de suas roupas, cuidado com mistura de cores.

As mulheres devem usar pouca maquiagem.

É importante que você esteja bem cuidado, com cabelos penteados, unhas apresentáveis e roupa desamarrotada.

O mesmo vale para as mulheres em relação a maquiagem. Ainda que um pouco de maquiagem seja importante para passar uma boa impressão, é fundamental que ela não exagere (batons marcantes demais e excesso de base podem causar a impressão de artificialidade).

Escolha sempre uma roupa que demostre seriedade, responsabilidade e ao mesmo tempo que você sabe ser descontraída.
Outra coisa muito importe que falaremos depois é a linguagem corporal, pois não adianta estar apresentável se você não sabe como se sentar perante o entrevistador.

Boa sorte em sua entrevista.

 

Deixe seu comentário

Comments are closed.