Ao que parece, a novela do videomonitoramento está chegando ao fim. A Prefeitura de Guarapari emitiu nota a imprensa, na tarde desta terça-feira (26), afirmando que algumas câmeras já foram colocadas em funcionamento na quinta-feira passada. Na sexta-feira (22), mais 4 câmeras foram instaladas.

Câmeras já estão em teste. Foto: Divulgação.
Câmeras já estão em teste. Foto: Divulgação.

A nota diz ainda que O treinamento dos profissionais que irão operar a Central Integrada de Inteligência e Videomonitoramento – CIIV – será realizado no mês de junho e o sistema passará a funcionar em sua totalidade. A Central contará com um Sistema de Inteligência de Informações para gerir, reportar e criar estatísticas estratégicas para os mais diversos propósitos, com o objetivo de prover à administração do município dados para a definição de planejamento e ações necessárias para a segurança dos munícipes.

CIIV

A CIIV emprega tecnologia de última geração, em favor da eficiência nas intervenções preventivas e repressivas da violência e criminalidade, visando a redução das incidências, por meio de vigilância 24 horas. As imagens ficarão no sistema por 30 dias e a requisição das imagens só poderá ser feita diretamente à Central por órgãos públicos e autoridades competentes.

As solicitações por particular deverão ser formalizadas por meio do protocolo geral do município, de forma justificada. Ainda assim, a CIIV promoverá a reserva da imagem, que só será entregue ao particular mediante a ordem judicial.
A cessão das imagens, serão feitas exclusivamente por meio de mídia física, mediante documentação respaldando a autorização.

A Central terá como objetivos:

– auxiliar no processo investigativo para identificação de infratores da Lei e elucidação do crime;
– monitorar as ações de trânsito, fiscalização ambiental, postura e zeladoria das áreas públicas e, em tempo real, identificar prováveis locais de criminalidade e violência, através das câmeras de videomonitoramento distribuídas em vias públicas.

Deixe seu comentário