A noite desta sexta-feira (21) foi de confusão e agressões na Praia do Morro em Guarapari. A confusão ocorreu em virtude de uma ação da Secretaria Municipal de Fiscalização para coibir a os ambulantes irregulares que estão atuando neste feriadão.

Vários vídeos circularam pelas redes sociais e pelos grupos de aplicativos, mostrando agressões, tapas e socos entre ambulantes e os fiscais da secretaria. Confira um dos vídeos.

A ação denominada “Operação Tiradentes” circulou pela manhã e à noite na orla da Praia do Morro, priorizando os ambulantes de fora da cidade. Segundo a prefeitura, a fiscalização não retirou nenhum ambulante que é da cidade. Mesmo aqueles que estavam com a licença vencida, mas foram identificados como sendo de Guarapari, permaneceram.

Segundo alguns fiscais ouvidos por nossa equipe, ao chegar próximo a arvore do “Vovô Nuto” por voltas das 20h, uma confusão entre os fiscais, os hippies e outros ambulantes estrangeiros, que vendiam produtos no local se iniciou, com empurra- empurra e as agressões, tudo sob as vistas da PM.

“Um fiscal pega um material de um ambulante e segura para apreensão e neste meio tempo junta um grupo de um pessoal que estava na arvore e ele foi agredido por baixo com chutes, ai aconteceu uma briga”, explicou um fiscal. “Nós só retiramos do calçadão quem era de fora do município”, disse outro fiscal. O portal 27 não conseguiu contato com nenhum ambulante envolvido nesta confusão.

Mesmo com a presença da PM ninguém foi preso, detido ou encaminhado para a delegacia após a confusão. A operação continua hoje e amanhã. Já foram retirados dois caminhões de mercadorias que estão sendo contabilizados pela Secretaria Municipal de Fiscalização.

Resposta. Procurada oficialmente para se manifestar sobre a ação a prefeitura respondeu que:

“A secretária Municipal de Fiscalização (Semfis) informa que a “Operação Tirantes” deflagrada no último dia 21, foi uma ação planejada há semanas e envolveu todos os setores de fiscalização de competência dessa secretária. Ao todos mais de 30 servidores e fiscais e 10 veículos foram mobilizados.

Seu objetivo foi coibir a ocupação para comercialização ilegal nas orlas das praias por parte de pessoas de fora do município, andarilhos e não cadastrados. Objetos tais como carrocinhas, reboques, quadricículos e similares que estavam irregularmente ocupando o espaço público também foram recolhidos.

Os fiscais estavam munidos de relatórios que constavam ambulantes inscritos deste o início de 2016. Esses ambulantes não tiveram materiais apreendidos e muito menos foram impedidos de continuar desempenhados seus trabalhos.

Ao longo do dia foram realizadas mais de 100 abordagens, constando cerca de 20 apreensões. O comando da Polícia Militar foi comunicado com a devida antecedência sobre a ação e acompanhou grande parte do trabalho.

Cabe ressaltar que essas ações são frequentes e neste final de semana a operação de fiscalização continuará até domingo, 23. Pessoas que por ventura tiveram seus bens apreendidos devem procurar a SEMFIS a partir do dia 25/04 munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Inteiramos nosso compromisso em defesa do munícipe Guarapariense, no cumprimento efetivo da lei e na organização e proteção do trabalhador legal.”

 

Deixe seu comentário

Comments are closed.