O Espírito Santo ganhará mais agilidade no atendimento de ocorrências nas delegacias com o auxílio da tecnologia, a partir da implantação da Delegacia Online, projeto lançado na manhã de ontem (22). Um software instalado nas delegacias irá possibilitar a digitalização de boletins de ocorrência e inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil do Espírito Santo.

“A tecnologia está à nossa disposição para garantir mais eficiência no serviço público, bem como para levar melhores condições de trabalho aos servidores do Estado e qualidade de vida à sociedade. E a Delegacia Online cumprirá esse papel, reduzindo as distâncias, os prazos, otimizando os procedimentos”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Governo anunciou o programa. Foto: Folha Vitória.
Governo anunciou o programa. Foto: Folha Vitória.

O governador explica que a Delegacia, na internet, aliada aos investimentos em infraestrutura, em equipamentos e na recomposição dos efetivos das polícias, são importantes instrumentos para seguir na construção de um Estado mais seguro para os capixabas.

“Trabalhamos incessantemente, desde o primeiro dia desta gestão, com um Programa estruturado, sistematizado, de redução da violência – o Estado Presente –, que funciona sobre esses pilares, e que vem representando uma mudança significativa nos índices de criminalidade. E vamos seguir enfrentando esta realidade, somando esforços e investindo na área social para elevar cada vez mais a qualidade de vida dos capixabas”, concluiu.

Na internet

O Projeto Delegacia Online, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), estará disponível nas delegacias da Grande Vitória a partir da próxima semana. A previsão é de que até 2014 todas as unidades do Estado sejam contempladas.

De acordo com o secretário de Segurança, André Garcia, o segundo passo será integrar o sistema com o Ministério Público e Poder Judiciário. “Com os processos digitalizados espera-se reduzir o tempo de espera das vítimas que necessitam do atendimento policial nas unidades policiais do Estado. O serviço será otimizado com a base de dados digitalizada, o que irá facilitar o trabalho investigativo da Polícia Judiciária. Futuramente, vamos manter essa integração com o Ministério Público e o Poder Judiciário”, diz o secretário.

Capacitação

Para utilizar a ferramenta, cerca de 70 policiais civis que atuam em plantões e expedientes nas unidades policiais já foram capacitados. Dentro de 180 dias, todos os demais servidores dessas unidades receberão treinamento.

Para o chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, a Delegacia Online vai dar mais celeridade ao atendimento das ocorrências, bem como a liberação mais rápida das viaturas da Polícia Militar das delegacias.

”Além disso, o novo software mostra o avanço na tecnologia que vem sendo implementado no Espírito Santo dentro da Polícia Civil, no sentido de aumentar as informações criminais e o compartilhamento desses dados para toda Polícia Civil e também para o poder judiciário”, completou Joel Lyrio.

Investimentos

A Sesp tem investido anualmente R$ 70 milhões nas polícias Civil, Militar e no Corpo de Bombeiros. Os investimentos em segurança pública incluem o reequipamento das polícias, compra de equipamentos tecnológicos, treinamento e contratação de servidores da segurança pública com o objetivo de reduzir a criminalidade no ES.

Fonte: Sesp

Deixe seu comentário