Há menos de uma semana para começar a funcionar em Guarapari, o estacionamento rotativo ainda gera muitas dúvidas paras os motoristas. Na manhã de hoje a empresa que vai operar o rotativo na cidade fez uma reunião com jornalistas para esclarecer algumas dessas dúvidas.

O estacionamento rotativo vai funcionar das 8 horas até às 19 horas de segunda-feira a sexta-feira e nos sábados de 8 horas até às 14 horas. Por enquanto, apenas veículos oficiais, com placas brancas, terão isenção de pagamento. A prefeitura e a Vaga Ativa estão analisando a situação dos moradores de prédios que não possuem garagens, mas por enquanto nada foi definido.

Agentes  estão orientando os motoristas sobre o funcionamento do rotativo na cidade. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Agentes estão orientando os motoristas sobre o funcionamento do rotativo na cidade. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Outro ponto que foi discutido na reunião com os jornalistas foi a forma como o estacionamento será cobrado. O usuário terá duas formas de pagamento à disposição. A primeira é a cobrança feita por agentes da empresa – serão cerca de 60 espalhados pela cidade – direto com o motorista na hora em que ele estaciona.

No momento do pagamento o agente imprimirá um recibo e vai cadastrar a placa do veículo no sistema. Nesta forma de pagamento, o motorista não poderá usar os tempo restante em outro local, caso não utilize o tempo todo pago.

A segunda forma de pagamento, mais prática, é através do aplicativo disponibilizado para download no site www.vagaativa.com.br. Pelo aplicativo o usuário poderá comprar créditos, cadastrar várias placas e utilizá-los em qualquer zona. Mas atenção: O veículo só poderá ficar no máximo quatro horas estacionado em cada zona. Depois deste período o veículo deverá ser retirado.

A empresa apresentou o aplicativo para jornalistas da cidade na manha de hoje. foto: João Thomazelli/Portal 27
A empresa apresentou o aplicativo para jornalistas da cidade na manha de hoje. foto: João Thomazelli/Portal 27

Os bairros onde o estacionamento rotativo vai funcionar são: Centro, Meaípe, Nova Guarapari, Praia do Morro, Muquiçaba, Aeroporto, Santa Mônica e Setiba. Do total de vagas, 10% serão reservadas a idosos e deficientes físicos.

A cobrança do estacionamento rotativo começará no próximo dia 20 de maio, quarta-feira, a partir das 8 horas. Dos valores arrecadados pelo rotativo, 34% serão repassados para a Prefeitura de Guarapari, além de impostos.

Deixe seu comentário