A Defesa Civil Municipal de Guarapari recebeu na manhã do dia (12) os equipamentos fornecidos pelo Governo do Estado para melhor estruturação do órgão. O kit é composto pelos seguintes materiais:

Orly
Prefeito recebeu equipamentos do governo do Estado.

Pick Up Diesel (com engate para reboque e identificação da COMDEC).
Barco de alumínio para áreas alagadas.
Reboque para barco de alumínio.
Motor de popa15 HP.
Kit Multimídia: Computador, estabilizador, impressora multifuncional, aparelho de fax, máquina fotográfica digital e aparelho GPS.
Coletes de Defesa Civil
Mobília: duas mesas, dois gaveteiros volantes, duas cadeiras tipo secretária, arquivo de pastas suspensas e duas cadeiras fixas.
Todos esses equipamentos fazem parte do programa do Governo do Estado para a estruturação das Defesas Civis Municipais. Foram contemplados 42 municípios que ainda não haviam recebido o Kit de Defesa Civil.

Com a entrega deste último lote, os 78 municípios capixabas estarão com toda a parte estrutural necessária para o funcionamento da Defesa Civil nos municípios. A solenidade de entrega foi realizada no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, com a presença do Governador Paulo Hartung, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. BM Carlos Marcelo D’Isep da Costa, do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. BM Fabiano Marchetti Bonno, além dos Prefeitos e Coordenadores Regionais e Municipais.

Defesa civil
Prefeito e equipe da Defesa Civil Municipal estiveram presentes na solenidade de entrega.

Com estes equipamentos o governo visa fomentar e reestruturar os órgãos municipais com equipamentos para prevenção e redução de riscos de desastres, fortalecendo assim o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, que atualmente conta com o apoio de 08 (oito) Regionais de Defesa Civil.

Outra ação dentro do Programa, já concretizada pelo Governo, consiste na reorganização do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, com reestruturação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEPDEC) e a criação do Fundo de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC-ES). Essas medidas foram concretizadas com a aprovação da Lei Complementar nº 694, no dia 10/05/2013.

Para o Prefeito Orly Gomes, “Esta foi mais uma importante parceria com o Governo do Estado, no sentido de ampliar o atendimento aos munícipes de Guarapari. Mais um grande passo para trabalharmos na prevenção e redução de riscos de desastres.”

As 08 Regionais de Proteção e Defesa Civil criadas foram:

1º BBM Vitória – Ten. Cel. BM Jeferson Loureiro Ribeiro;

2º BBM Linhares – Ten. Cel. BM Hebert de Carvalho;

3º BBM Cachoeiro de Itapemirim – Ten. Cel. BM Aureo Buzatto;

4º BBM Marechal Floriano – Ten. Cel. BM Roger Vieira do Amaral;

5º BBM Guarapari – Ten. Cel. BM Bruno Tadeu Rigo;

1ª Cia Ind. São Mateus – Maj. BM Cristiano Sartorio Linhares;

2ª Cia Ind. Aracruz – Maj. BM Sergio Stein;

3ª Cia Ind. Colatina – Maj. BM Márcio Nascimento Rodrigues.

Com informações do Governo do Estado.