Os estudantes do Ensino Médio devem ficar atentos: às 10h do dia 09 de maio serão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. As provas serão aplicas nos dias 05 e 06 de novembro. Neste ano, a taxa de inscrição será de R$ 68. O encerramento das inscrições será às 23h59 do dia 20 de maio. As datas foram anunciadas nesta quinta-feira (14), pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

enemA taxa de inscrição poderá ser paga até às 21h59 do dia 25 de maio. Uma novidade é que os estudantes poderão fazer o pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil.

Com o intuito de evitar fraudes e aumentar a segurança, a edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo.

“A coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas; não há nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra”, ressaltou o ministro. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais – envelope com lacre e detector de metais. Já o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição.

Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato. “O participante vai ter um instrumento de diálogo contínuo com o MEC e vai poder guardar a senha de forma segura”, destacou Mercadante.

estudante prova enemA confirmação das inscrições será feita apenas pela Página do Participante. No ato da inscrição, os candidatos precisarão informar um número de celular ou de telefone fixo válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante.

Neste ano, estima-se que oito milhões de pessoas se inscrevam para fazer a prova. “Destes, 2,2 milhões são estudantes que estão no último ano do ensino médio, que precisam fazer a prova este ano”, lembrou o ministro. Além dos concluintes do ensino médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes. Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Provas

Nos dois dias de exame (05 e 06 de novembro), os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Em caso de dúvidas sobre o exame, os estudantes podem ligar para o telefone 0800 616161.

Deixe seu comentário