A falta de água potável, a seca e a poluição nos rios e mar são problemas enfrentados em todos os cantos do mundo. Para debater ações e conhecer soluções para os desafios provocados pela crise hídrica no Espírito Santo, especialistas e autoridades se reúnem no Seminário “Balanço da Década da Água”.

O encontro será no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 13h, no auditório da Rede Gazeta, em Vitória, com a participação do diretor delegado da Agência de Águas Seine-Normandie, Marc Collet, da França, que coordenou a recuperação e despoluição do Rio Sena. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Foto: Marcelo Prest
Foto: Marcelo Prest

O debate faz parte de uma série de ações jornalísticas e institucionais sobre a importância de discussões em torno dos recursos hídricos. Este balanço será voltado para uma análise particular do período compreendido pela Década da Água (2005-2015), estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), identificando as conquistas alcançadas, bem como as dificuldades ainda não superadas.

“Durante a discussão, vamos lançar o selo da Década Estadual da Água, que marca uma série de iniciativas que a Rede Gazeta praticará para debater o assunto nos próximos dez anos”, revela a diretora de Desenvolvimento Institucional do grupo de Comunicação, Leticia Lindenberg.

As inscrições são feitas pela internet no endereço projetos.gazetaonline.com.br/agua. A iniciativa é resultado de parceria entre o jornal A Gazeta e a assessoria técnica do Instituto Ecobacia (Organização Não Governamental).

Rio Benevente
O seminário irá apontar os desafios que ainda se colocam diante dos gestores do Espírito Santo na busca pela recuperação dos rios no Estado.

O seminário irá avaliar as realizações e conquistas obtidas na gestão dos recursos hídricos capixabas nos últimos 10 anos, além de apontar os desafios que ainda se colocam diante dos gestores do Espírito Santo na busca pela recuperação dos rios no Estado.

O encontro também reunirá as principais autoridades ligadas à gestão dos recursos hídricos locais, numa avaliação que dará voz aos representantes do Governo, da sociedade civil e do setor empresarial. Este balanço será voltado para uma análise particular do período compreendido pela Década da Água (2005-2015), identificando as conquistas alcançadas, bem como as dificuldades ainda não superadas.

Confira a programação:

Comunicado em vídeo do representante da Unesco no Brasil

– Lucien André Muñoz (França) – Representação da Unesco no Brasil

14h – Balanço da situação das águas no Brasil e no Mundo

– Angela R. C. Ortigara – Oficial de projetos do Programa Mundial de Avaliação de Recursos Hídricos (WWAP) da Unesco na Itália

14h30 – Palestra de abertura – Balanço da situação das águas no Brasil

– Gisela Forattini – Diretora da Agência Nacional de Águas

15h – Cenário do futuro do consumo de água no Espírito Santo

– Pablo Andreão – Diretor-Presidente da Cesan

– João Lages Neto – Presidente da AURHES – Associação dos Usuários de Recursos Hídricos do Espírito Santo

15h40 – Debate

15h50 – Intervalo

16h10 – O andamento da política de recursos hídricos no Espírito Santo

– Paulo Paim – Diretor-Presidente da AGERH – Agência Estadual de Recursos Hídricos

– Elio de Castro – Presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas

17h10 – Debate

17h20 – Conferência de Encerramento – A experiência francesa de recuperação de bacias – o caso do Rio Sena

Marc Collet – diretor delegado da Agência de Águas Seine-Normandie, da França