A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou, nesta quinta-feira (03), no Diário Oficial do Estado, os editais para contratação de profissionais em Designação Temporária, sendo eles: Professores Habilitados e Pedagogos; Educação Profissional e Pedagogia da Alternância – Habilitados. As inscrições para os processos seletivos serão abertas a partir das 10 horas desta sexta-feira (04) até as 23h59 do dia 13 de dezembro, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico www.educacao.es.gov.br.

As modalidades/etapas em que o candidato a professor/pedagogo em designação temporária poderá atuar, de acordo com a sua classificação e escolha são: Escolas unidocentes e pluridocentes; Educação de Jovens e Adultos – EJA; Escolas de Ensino Regular; Espaços de Privação de Liberdade (Sistema Prisional e Unidades Socioeducativas); Centros Estaduais Integrados de Educação Rural e Educação Especial (Pessoas com deficiência);

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu
Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

“O candidato poderá realizar até duas inscrições, podendo optar por uma modalidade/cargo, uma disciplina e um município em cada inscrição. Atualmente, são aproximadamente 13 mil profissionais em designação temporária atuando nas escolas estaduais”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Os cargos/modalidades, componentes curriculares (disciplinas) e pré-requisitos, objetos dos processos seletivos simplificados, serão detalhados nos editais. Os processos seletivos compreendem as seguintes etapas: inscrição, classificação, chamada e contratação.

Os processos seletivos serão abertos para o preenchimento de vagas em escolas públicas e em espaços de privação de liberdade (unidades prisionais e unidades socioeducativas), para a função de professor regente de classe, coordenador de turno e de professor em função pedagógica (pedagogo).

As remunerações variam entre R$ 1.982,55 e R$ 3.554,92, para carga horária de 25 horas, de acordo com referência do título exigido como pré-requisito.

Seleção

O processo seletivo compreenderá as seguintes etapas: a primeira é a inscrição: serão realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do site www.educacao.es.gov.br e terão caráter eliminatório e classificatório, de acordo com os requisitos estabelecidos para cada cargo, dispostos nos editais. Esta etapa será totalmente informatizada.

Já a segunda etapa será a comprovação de títulos e formalização do contrato. A divulgação do cronograma de chamada para o comparecimento dos candidatos classificados será divulgado no site da Sedu, para a apresentação da documentação comprobatória dos títulos declarados, assim como documentos pessoais exigidos nos editais e ficha de inscrição. A formalização do contrato temporário se dará de acordo com a conveniência e necessidade da administração pública.

Na prova de títulos serão considerados os seguintes itens: exercício profissional no cargo/área pleiteada, de acordo com a modalidade escolhida no momento da inscrição, considerando o tempo trabalhado no período de julho/2007 a setembro/2015. Além disso, também será considerada a qualificação profissional por meio de apresentação de até quatro títulos, conforme determinado em edital.

As seleções terão validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por até igual período, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final, ou enquanto durar a listagem de reserva técnica.

Professores Habilitados e Pedagogos

professorSerão abertas vagas, no edital para Professores Habilitados e Pedagogos, para as disciplinas: Agricultura, Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Biologia, Ciências, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Agricultura I, II e III, Agroecologia, Ecologia e Poluição, Economia Doméstica, Ecoturismo, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Estatística Aplicada ao Meio Ambiente, Extensão Rural, Ferramentas de Gestão, Irrigação e Drenagem, Legislação e Políticas Agropecuárias, Legislação e Políticas Ambientais, Mecanização Agrícola, Meteorologia e Climatologia, Produção Agroindustrial, Produção Animal e Produção Vegetal.

Todos os pré-requisitos, etapas/modalidades e os municípios onde serão disponibilizadas as vagas estão discriminados no edital.

Educação Profissional

No edital de Educação Profissional, serão contratados profissionais para as seguintes áreas: Administração, Agricultura, Agronegócio, Arquivo, Biblioteca, Biologia, Ciências contábeis, Desenho, Desenvolvimento de Pessoas, Direito, Design, Educação, Eletrotécnica, Ética e Legislação, Farmácia, Física, Geografia, Geologia, História, Informática, Libras, Língua Estrangeira – Espanhol Técnico, Língua Estrangeira – Inglês Técnico, Língua Portuguesa, Logística, Marketing, Matemática Aplicada, Mecânica, Meio Ambiente, Modelagem, Nutrição e Gastronomia, Portos, Psicologia, Química, Saúde, Secretariado, Segurança do Trabalho, Turismo, Turismo e Hospedagem, Transações Imobiliárias e Zootecnica/Veterinária.

Todos os pré-requisitos e os municípios onde serão disponibilizadas as vagas estão discriminados no edital.

Pedagogia da Alternância – Habilitados

As vagas do edital para Pedagogia da Alternância – Habilitados serão direcionadas para atuação, no ano de 2016, nas seguintes escolas: EECOR Colatina, em Colatina, EEEFM Nestor Gomes, São Mateus, EEEF Córrego Queixada e EMEIC Francisco José Mattedi, localizadas em São Gabriel da Palha, e EEEFM Fazenda Emílio Schroeder, em Santa Maria de Jetibá.

Serão contratados profissionais para as áreas/disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias I, Matemática, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Agropecuária I, Agropecuária II, Educação Física, Agropecuária, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências/Biologia, História, Geografia, Língua Inglesa, Agropecuária (e suas disciplinas), Artes, Língua Pomerana, Ensino Religioso, Física, Química, Sociologia e Filosofia. Também serão contratados profissionais para os cargos de Pedagogo e Coordenador.