Para tentar amenizar a situação da falta de água em Marataízes, que vem enfrentando desabastecimento de água em virtude da influência do mar sobre o Rio Itapemirim, o que deixa a água com elevada concentração de sal, o SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapemirim e Marataízes, realizou nesta quinta-feira (22), a instalação da tubulação e do motor bomba, ambos emprestados pela Usina Paineiras, com objetivo de auxiliar na capitação de água.

tubulacao_usina
O processo de instalação foi concluído, mas ainda passará por alguns reparos para que efetivamente comece a funcionar.

O processo de instalação foi concluído, mas ainda passará por alguns reparos para que efetivamente comece a funcionar. A previsão é que isso já aconteça nesta sexta-feira. De acordo com o Diretor do SAAE, Clodoaldo Leal Ferreira esse será um ponto provisório de captação. Como ele fica a 2 quilômetros e meio acima de onde é retirada a água que abastece a sede de Itapemirim, Barra do Itapemirim e Marataízes.

Quando a estação principal atingir o limite máximo permitido de cloreto de sódio (sal), a água passará a ser retirada da estação provisória que ainda terá a capacidade de bombear por cerca de 2 horas.

tubulacao_usina_6
A água passará a ser retirada da estação provisória que ainda terá a capacidade de bombear por cerca de 2 horas

“Mesmo com a liminar permitindo bombear água com cloreto de sódio (sal), chega um certo ponto em que extrapola o limite permitido e não existe mais condição de bombear, por isso a estação provisória vai ajudar enquanto não tenhamos uma medida definitiva” disse o Diretor do Saae agradecendo a Usina Paineiras pela parceria.

Existe um projeto em andamento para fazer uma nova estação captação onde será retirado água 5km acima do que é captado hoje pelo SAAE. Esse projeto prevê um investimento de 6 milhões e 300 mil reais, que será igualmente dividido entre os municípios de Marataízes e Itapemirim. O projeto está em fase de convênio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!