Foram realizados maisde 35 mil atendimentos neste sábado (26), no município de Serra

A 21ª edição da Ação Global recebeu 17.811 capixabas durante todo o dia deste sábado (26), no bairro Planalto Serrano, na Serra. Foram realizados 35.622 atendimentos nas áreas de lazer, cidadania, saúde e educação, segundo a organização do evento, uma parceria entre o Sesi e a TV Gazeta. Com o tema “Mulher e a sua importância para a qualidade de vida na família”, o mutirão contou com mais de 700 voluntários e 60 serviços oferecidos à população.

Este é o segundo ano que o projeto tem a mulher como tema, trabalhado também em 2013. Segundo o presidente do sistema Findes/Cindes, Marcos Guerra, elas têm papel importante nas empresas e nas famílias. “São as mulheres que trazem os maridos, filhos, amigos e vizinhos para o evento. Essa é uma forma que o Sesi encontrou de homenagear, mais uma vez, essas pessoas tão importantes em nossas vidas”, afirma.

O evento contou ainda com a presença do diretor do Instituto Carlos Lindenberg, José Carlos Correa, do prefeito da Serra, Audifax Barcelos, de vereadores, secretários municipais e estaduais, deputados estaduais e de representantes da Associação de Moradores do bairro.

DSCN4612
Foram realizados 35.622 atendimentos nas áreas de lazer, cidadania, saúde e educação.Fotos: Ludmila Nascimento

A autônoma Adriana Ferreira aprovou a ação. “Tem muita gente aproveitando para tirar documentos. Isso é muito bom para a população”, disse. Ela recebeu orientações sobre saúde bucal, mediu a pressão arterial e fez o teste rápido de HIV, sífilis e glicose. “Está tudo bem com meus exames. Agora vou fazer a oficina de toalhas”. Maria de Fátima Gomes aproveitou a oportunidade para mudar o visual. “Adorei o resultado do corte de cabelo. Ficou mais jovem”, brinca.

Os serviços mais procurados foram emissão de documentos, como carteira de identidade, de trabalho e CPF, além de corte de cabelo. Entre o público feminino a procura foi pela oficina de pintura em toalha, automaquiagem e limpeza de pele. Os participantes puderam também esclarecer dúvidas com o Procon; receber orientação jurídica, sobre emprego e direitos das mulheres; fazer avaliação física e nutricional; entre outros serviços.

DSCN4615
21ª edição da Ação Global recebeu 17.811 capixabas durante todo o dia deste sábado (26), no bairro Planalto Serrano, na Serra. Fotos: Ludmila Nascimento

O pedreiro Romildo Santos dos Anjos levou a mãe, Luzineia, 62 anos, para tirar pela primeira vez seus documentos. “Ela não tem nenhum documento. Chegamos às quatro horas da manhã para ser o primeiro da fila da carteira de identidade”, disse.

Um estande da Pastoral da Criança pesou e mediu os pequenos, além de orientar os pais sobre a curva de crescimento. Os voluntários da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) fizeram pintura de rosto e bola mania para a gurizada, que aproveitaram também os brinquedos como pula-pula, escorregador e touro mecânico.

DSCN4643
Os serviços mais procurados foram emissão de documentos, como carteira de identidade, de trabalho e CPF, além de corte de cabelo. Fotos: Ludmila Nascimento

Sobre a Ação Global

Uma parceria entre a Rede Globo e o Sesi, a Ação Global foi criada há 21 anos para promover a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações. No ano passado, a edição nacional contou com 32 mil voluntários e realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos em todo o país.

Deixe seu comentário