O Restaurante Gaeta, que já é muito conhecido pela  Moqueca Capixaba, também vêm se destacando pela Torta Capixaba no Município. O típico prato da Semana Santa já se tornou um dos mais pedidos no tradicional restaurante de Meaípe.

A torta é o prato típico das família capixabas durante a Semana Santa. Foto: Wilcler Carvalho.

Atualmente o responsável por fazer a iguaria é o chefe de cozinha, Leonardo Viera, que além de ser formado em gastronomia, aprendeu a cozinhar com o pai, Inhozinho Matos, que há muito anos esteve a frente da cozinha do Gaeta. “Há dois anos meu pai me passou o bastão e venho sendo o responsável por fazer a torta capixaba. É um grande desafio, mas tem uma equipe toda me ajudando. Eu sempre brinco que é preciso 10 mãos para fazer uma única torta capixaba. Toda equipe é responsável por fazer dessa torta um sucesso”, fala Leonardo.

O chefe de Cozinha, Leandro Viera, que atualmente é o responsável por fazer a torta capixaba no Restaurante Gaeta. Foto: Cecília Rodrigues.

Leonardo conta que só neste início de feriado, ele já fez cerca de 120 tortas. “A maioria são de encomendas, tortas para as pessoas comemorarem o feriado santo em casa, e a gente faz tudo com muito carinho como se fosse para a nossa família mesmo. Até porque a maioria dos nossos clientes são antigos, que estão conosco dia-a-dia. A gente faz com muita dedicação, porque é muito gratificante poder fazer parte desse momento tão familiar, que é o almoço da Semana Santa, dentro da casa de tantas pessoas”, ressalta o chefe de cozinha.

O pai, Inhozinho Matos, se diz muito satisfeito em ver o filho seguindo seus passos. “Estou muito feliz  em ver meu filho dando seguimento à nossa profissão, que é um trabalho que além de ser útil para nós, é também uma forma de manter a tradição da cidade, passando assim de pai para filho, a gastronomia típica do município é preservada.”, comenta Inhozinho.

Idalina Matos, Leandro Viera e Inhozinho matos, responsáveis pelo Restaurante Gaeta. Foto: Cecília Rodrigues.

Além de pai e filho, a mãe Idalina Vieira Matos, é que coordena esse restaurante. Ela comemora o sucesso da família. “É muito satisfatório ver esse restaurante cheio, receber tantos pedidos, saber que estamos sendo conhecidos no Estado. Afinal de contas, são 52 de restaurante, e são só alegrias, ainda mais com a família trabalhando junto”, conta.

Idalina fala que o prato da Semana Santa deu tão certo, que eles o mantém o ano todo. “Depois da moqueca capixaba, a torta capixaba é um dos principais pratos aqui do Gaeta. E nós decidimos mantê-la para além da Semana Santa, muitos turistas que vêm à cidade fora desse feriado e tem muito pedido para conhecer a famosa torta capixaba”, fala Idalina.

Serviço. Restaurante Gaeta – Endereço: Avenida Beira Mar, 47 – Meaípe. Telefone: (27) 3272-1202

Deixe seu comentário