Orientar de forma estratégica e sustentável os rumos do município de Guarapari para os próximos 15 anos. Esse é o objetivo do Guarapari 2030, documento construído de forma coletiva entre a Samarco, poder público municipal e lideranças empresariais e sociais do município, entregue oficialmente à cidade nesta quinta-feira (17).

conheca_um_pouco_de_guarapari_5_20141218_1505571106
O lançamento do Guarapari 2030 faz parte das comemorações de aniversário da cidade, que ocorre no dia 19 de setembro.

A iniciativa é resultado de uma reflexão sistêmica das vocações e dos desafios do município e foi concebida de forma alinhada ao Plano de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo. O lançamento do Guarapari 2030 faz parte das comemorações de aniversário da cidade, que ocorre no dia 19 de setembro.

O plano mapeia temas relevantes para Guarapari, identificando cenários futuros e sugestões de desenvolvimento, com foco no fortalecimento da gestão pública local. A proposta é prover o município de metodologias e ferramentas a partir das quais ele possa se desenvolver, gerar e distribuir novas riquezas e recursos de maneira perene, fomentar o empreendedorismo local e preparar-se para oportunidades futuras.

De acordo com o prefeito de Guarapari, Orly Gomes da Silva, a visão sistêmica utilizada na elaboração do plano permitiu traçar métodos e ações capazes de maximizar as oportunidades do município, valorizando as vocações econômicas e os empreendimentos existentes na região. “A partir da parceria entre poder público, sociedade civil e setor privado, com o apoio da Samarco, o Plano Guarapari 2030 tem como objetivo diagnosticar a situação atual da cidade e projetar ações com visão de futuro e capazes de mudar a realidade social e dinamizar a economia local”, enfatiza.

Foto: Vinícius Rangel
O lançamento do plano faz parte das comemorações de aniversário da cidade. Foto: Vinícius Rangel

Para o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, a realidade em que vivemos requer empresas atuantes que contribuam para o desenvolvimento dos territórios e das pessoas que nele residem. Isso passa por ações amplas de educação, melhoria de qualidade de vida e relacionamento. “A nossa estratégia de transformação social envolve o diálogo permanente com poder público, comunidades e instituições. O relacionamento com esses diferentes públicos permitiu à Samarco participar da construção do Plano Guarapari 2030 – Avenidas para o Crescimento e Desenvolvimento Sustentável, com a finalidade de estruturar as linhas estratégicas de desenvolvimento do município, utilizando a metodologia do pensamento sistêmico, que tem por premissa compreender os impactos produzidos pelas ações e decisões tomadas no tempo e no espaço”, afirma.

Ricardo Vescovi.
“A nossa estratégia de transformação social envolve o diálogo permanente com poder público, comunidades e instituições. “, explica Ricardo Vescovi.

Guarapari 2030

O Plano Guarapari 2030 visa a somar esforços da administração pública, iniciativa privada e sociedade civil para desenvolver ações integradas de desenvolvimento para curto, médio e longo prazo, conforme perspectivas relacionadas a seguir:

Desenvolvimento

A segurança pública e o bem-estar social da comunidade, assim como a garantia da educação de alto nível e a qualificação profissional da população, são alguns pilares da perspectiva do desenvolvimento. Diretrizes para garantir o acesso a serviços de saúde com qualidade à população e soluções integradas regionais, com foco em melhorias da infraestrutura básica da região, são pontos que fazem parte da estratégia do Plano Guarapari 2030.

Prefeito Orly Gomes anuncia medidas de economia. Foto: PMG
“o Plano Guarapari 2030 tem como objetivo diagnosticar a situação atual da cidade e projetar ações com visão de futuro” afirma o prefeito Orly Gomes.

Crescimento

Fortalecer as cadeias produtivas regionais do município, fomentando indústria, comércio, turismo e agronegócio, com estratégias planejadas para o crescimento da cidade. O plano prevê também aumentar a competitividade de Guarapari, buscando a ampliação e perenização da economia local e a atração de investimentos diversificados geradores de renda.

Gestão Pública

Dentre as perspectivas da Gestão Pública, estão ações voltadas para o planejamento e o acompanhamento integrado da estratégia municipal e a qualificação contínua de servidores públicos, bem como melhores condições de trabalho.

O planejamento inclui a modernização e a simplificação dos processos públicos para facilitar os serviços à comunidade. O documento visa ainda à aplicação correta de instrumentos de planejamento público, tais como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como otimizar os investimentos e o custeio da máquina pública.