*Por Maria Leandra Aroeira | O município de Guarapari registrou uma disparada nos índices de furtos de celulares no último ano, de acordo com os dados mais recentes do Anuário Estadual da Segurança Pública. O relatório revela que, em 2022, a cidade litorânea registrou um total de 446 casos de furtos de aparelhos, em comparação com os 249 casos ocorridos em 2021, totalizando um aumento de 79,1%.

Segundo o anuário, apesar do aumento de furtos, houve uma redução de 16,4% no número de roubos de celulares no município, com 305 ocorrências em 2022, comparadas às 365 de 2021.

Dados do ES. Os aparelhos celulares continuam sendo os objetos mais visados em casos de furtos e roubos. Em 2022, um total de 25.406 aparelhos foram subtraídos no estado, uma média de 2.117 aparelhos perdidos a cada mês. Em 56% das ocorrências, os crimes ocorrem em espaços públicos, quando a vítima está desatenta e não percebe a aproximação do infrator.

Os aparelhos celulares continuam sendo os objetos mais visados em casos de furtos e roubos.

Furto e roubo. É qualificado como roubo o crime que ocorre mediante ameaça ou violência contra a vítima. Já o furto, é descrito como subtração do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. 

Sobre o anuário. O Anuário Estadual da Segurança Pública, que teve sua primeira edição lançada nesta segunda-feira (25), é uma publicação elaborada pelo Governo do Estado que apresenta estatísticas, séries históricas, comparações e análises de dados, oferecendo uma visão abrangente da situação da segurança pública no estado do Espírito Santo.