História: Iconha comemora 78 anos

0

Nesta sexta-feira (11), Iconha comemorou 78 anos em que foi elevada à categoria de cidade. vamos entender melhor a organização político-administrativa de Iconha,através das informações do Instituto Histórico e Geográfico de Iconha.

Os municípios de Iconha e Piúma, pertenciam a Benevente até 1891, hoje denominado município de Anchieta. Neste mesmo ano foi criada a vila de Piúma, que passou a ser a sede do município do mesmo nome. Seu território englobava as atuais terras de Piúma, Iconha e uma parte do atual município de Rio Novo do Sul, denominada Princesa e conhecida popularmente por Rodeio.

iconha
Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua em Iconha.

Piúma foi elevada à categoria de vila e, portanto, sede do município. Iconha, então um pequeno povoado, seria o distrito de Piúma. Em 1904 há uma mudança na sede do município. O Decreto Estadual Nº. 81 de 18 de novembro de 1904, eleva o distrito de Iconha à categoria de vila tornando-o a sede do município de Piúma.

setur-iconha-prefeitura-de-iconha
Iconha também é Rica em Belezas naturais.

A vila de Piúma passa a ser distrito de Iconha, havendo uma inversão administrativa. É importante ressaltar que até 1924, a sede do município era Iconha, mas os documentos eram assinados como município de Piúma. Com a Lei Estadual Nº 1428 de 03 de julho de 1924, o município de Piúma passa a denominar-se município de Iconha.



Em 11 de novembro de 1938, através da Lei Estadual nº. 9941, a vila de Iconha é elevada à categoria de cidade e Piúma continua a ser distrito até o ano de 1964, quando a Lei Estadual Nº 1908, de 24 de dezembro de 1963, instalou, no dia 04 de março de 1964, o município de Piúma com sede na referida cidade. Iconha e Piúma passam a ser definitivamente dois municípios, no entanto a história de ambos é interligada

iconha-cidade
Em 11 de novembro de 1938, através da Lei Estadual nº. 9941, a vila de Iconha é elevada à categoria de cidade. Foto: Carol Marcon.

FIQUE SABENDO. A lei Estadual Nº 1428, de 03 de julho de 1924 cria o município de Iconha, absorvendo as terras do município de Piúma, que deixa de ser denominado município de Piúma e passa a ser denominado município de Iconha. Através deste Decreto, o município de Iconha é criado e não emancipado. A emancipação ocorre com o município de Piúma, em março de 1964.

De acordo com Simão (1991, p. 115), em 03 de julho de 1924, o Governador Florentino Avidos assinou a Lei nº 1428, que em seu artigo único diz “Passa a ser a denominação de município de Iconha o atual município de Piúma, cuja sede é Vila de Iconha, ordena a todos que a cumpram”.

Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional MAllagutti
Institucional Karla

Doctum mensalidade 90 reais
Institucional Flex Motors [banner final]


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA