Na noite de ontem o Corpo Bombeiros foi acionado para atender a um possível incêndio nas dependências do Hospital Francisco de Assis, em Guarapari. Uma área chegou a ser isolada e pacientes tiveram que ser removidos às pressas para um local seguro.

Mas o incêndio foi um alarme falso gerado pelo detector de fumaças. Ele foi acionado devido ao vazamento de um dos tanques de oxigênio liquido que fica próximo à enfermaria do hospital.

Algumas crianças foram levadas para o estacionamento do hospital e receberam os cuidados em ambulâncias da própria instituição. Depois de verificada a origem do alarme, os bombeiros acionaram a empresa responsável pela manutenção dos tanques. A área só foi liberada depois que ficou constatado que não havia mais riscos de explosão.

Parte do hospital teve que ser isolada na noite de ontem por causa de um vazamento de oxigênio. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Parte do hospital teve que ser isolada na noite de ontem por causa de um vazamento de oxigênio. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O oxigênio, quando em estado líquido, é altamente inflamável e em contato com faíscas pode causar explosões. O hospital informou que nenhum paciente apresentou complicações por causa dos deslocamentos. Na tarde de hoje a assessoria de comunicação do Hospital Francisco de Assis divulgou uma nota onde explica o ocorrido na noite de ontem. Veja a nota na íntegra:

O Hospital Francisco de Assis (HFA) informa que ontem à noite, houve um alarme falso de incêndio ocasionado pelo sistema de detecção de fumaça. O HFA agradece a equipe do corpo de bombeiros que agiu prontamente e por medida de segurança, recomendou o deslocamento dos pacientes alojados na área próxima ao tanque de oxigênio até a chegada do serviço de manutenção de gases medicinais hospitalares.

A direção do hospital ressalta que o tanque de oxigênio líquido tem sua pressão controlada por um mecanismo de escape, cujas válvulas são acionadas automaticamente visando à redução da pressão. O oxigênio gasoso dispensado através da válvula que disparou o sistema de detecção de fumaça. O isolamento ocorreu na enfermaria da pediatria.

Não houve nenhuma desassistência neste curto período de intervenção quando as equipes ficaram temporariamente alojadas em uma área de segurança recomendada pelo corpo de bombeiros. A situação foi normalizada ontem mesmo e nenhum dos pacientes apresentou complicações ou problemas decorrentes do fato”.