Continua na manhã de hoje (21), o incêndio que começou na tarde de ontem (20) no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. As equipes do Corpo de Bombeiros encerraram os trabalhos no final da tarde de ontem, mas retornaram ao local às 5hs da manhã em busca de deter o fogo, que continua se alastrando e deixando a cidade coberta pela fumaça.

IMG-20140321-WA0010
Foto: Alex Willians.

Até o final da tarde desta quinta feira (20), uma área equivalente a 10 campos de futebol já haviam sido totalmente queimada. O fogo que prosseguiu durante a noite, ainda não foi totalmente controlado.

De acordo com os funcionários da Rodosol, a suspeita é de que o incêndio tenha sido provocado por um morador da região de Praia da Sereia, que decidiu colocar fogo no lixo de sua residência. Em virtude dos fortes ventos, o fogo logo se alastrou.

IMG-20140321-WA0001
Prainha de São Pedro. Foto: Marcella Lucci.

Até o helicóptero Harpia da Policia Militar foi usado para tentar conter as chamas. Jogando mais de 20mil litros de água. E o Corpo de Bombeiros buscou uma área para organizar uma linha fria, onde toda a vegetação é bastante irrigada, até que fique encharcada, para que o fogo não pudesse ultrapassar essa linha. Mas nenhum dos planos teve êxito.

2008. Neste ano, houve um incêndio considerado criminoso, que atingiu 400 hectares de vegetação nativa do Parque, o que representa um terço da reserva.

Paulo Cézar Vinha. O Parque Estadual localizado em Setiba, foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e também para ser um lugar aberto a visitas, pesquisa e conhecimento. Com cerca de 1500 hectares de praias, florestas, lagoas, dunas e alagados, o local faz parte da Área de Proteção Ambiental – APA de Setiba.

Deixe seu comentário