A educação municipal de Guarapari comemora um importante avanço: 400 alunos da rede pública foram classificados para a segunda fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado, divulgado na última quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), destaca o desempenho de estudantes do 6º ao 9º ano de 19 unidades escolares da cidade.
A primeira fase da competição foi realizada no dia 3 de junho, com a participação de 6.369 alunos do município. A OBMEP é considerada a maior competição estudantil do país e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e descobrir jovens talentos.

O prefeito Rodrigo Borges comemorou o desempenho dos alunos e destacou os investimentos feitos na área da educação. “Essa é mais uma prova de que a nossa gestão está no caminho certo. Investir na educação é oferecer oportunidades para que nossos alunos possam sonhar alto e conquistar resultados como esse. Parabéns aos nossos estudantes, professores e toda a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho e dedicação”, afirmou.
Já a secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, atribuiu o bom desempenho ao trabalho conjunto entre professores, escolas e estudantes. “Estar entre os classificados para a 2ª fase da OBMEP é um reconhecimento ao empenho dos nossos alunos e professores. A Olimpíada contribui para despertar o interesse pela matemática, fortalece a aprendizagem e reforça a confiança dos estudantes”, destacou.
Escolas com alunos classificados para a 2ª fase da OBMEP 2025:
Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos
EMEF Benedita Martins de Souza
EMEF Cândida Soares Machado
EMEF Celita Bastos Garcia
EMEF Dalzira Merigueti Merisio
EMEF Darcy Ribeiro
EMEF Eliziário Lourenço Dias
EMEF Francisco Araújo
EMEF Ignez Massad Cola
EMEF João Batista Celestino
EMEF Maria Ramalhete Corrêa
EMEF Marinalva Aragão Amorim
EMEF Presidente Costa e Silva
EMEF Rosa Simões de Almeida
EMEIEF Maria Veloso Calmon
EMEIEF Adalgiza Fernandes Marvilla
EMEIEF Arlindo Gobbi
EMEIEF Constantino José Vieira
EMEIEF João Lima da Conceição
Sobre a OBMEP
Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo da OBMEP é estimular o interesse pela matemática, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio do conhecimento científico.










