Bom humor é uma das principais marcas do grupo feminino de Voleibol da Melhor Idade de Guarapari  (MIG). São 14 mulheres bem resolvidas, saudáveis e alegres que formam o grupo de Voleibol da Terceira Idade, sob as orientações do técnico José Francisco Carneiro, mais conhecido como Kodoca.

Voleibol3idade-2015-04-16_04
las praticam a modalidade de vôlei adaptado para maior Idade, duas vezes por semana: terças-feiras e quintas-feiras.

O Grupo é patrocinado pela Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, que fornece o ginásio, colete de treino, uniforme de jogo, além de materiais de treino como rede, bolas, treinador e técnico.

Voleibol3idade-2015-04-16_29
O grupo é considerado o 3º melhor time do Estado.

Com o objetivo esportivo de incentivar a prática de atividade física e proporcionar ganhos na qualidade de vida, elas praticam a modalidade de vôlei adaptado para maior Idade, duas vezes por semana: terças-feiras e quintas-feiras, das 15h às 17h, no Ginásio Polivalente.  “Além de um time de voleibol, somos alegres, companheiras, amigas e conscientes de que não existe atividade física proibida. O que se deve ter é bom senso e evitar atividades que envolvam risco de vida ou de lesões musculares e fraturas. O importante, basicamente, é ser ativa’’, afirma a capitã do time, Guta Piumbini.

O grupo, considerado o 3º melhor time competitivo de Voleibol da Melhor Idade do Estado do Espírito Santo, é formado por Guta Piumbini (64), Ana Piumbini (75), Penha Piumbini (63), Dilceia Araujo Dias (63), Joelita Noronha (69), Lena Lima (69), Zeli Louvo (66), Salete Rodrigues de Souza (64), Zilda Araujo (63), Rosa Sarmento (58), Onoda Fukiko (78), Orides Araujo (80), Tânia (56), Nilma (55).

A aposentada Lucy Rezende (64), Cobrinha, para os íntimos, explica que a internet é uma ótima maneira de manter a cabeça ativa, mas o esporte é o diferencial. “A internet nos ajuda a pensar e a nos manter informados, mas, o esporte movimenta a vida, aumenta agilidade e o equilíbrio, e nos faz interagir com amigos’’.

Voleibol3idade-2015-04-16_05
Atletas treinam sob as orientações do técnico Kodoca.

Especialistas concordam que a terceira idade é um momento que ser aproveitado com atividades que deem prazer: seja exercitando o corpo, seja exercitando a mente. No Brasil e no mundo o número de idosos cresce gradativamente. Hoje, a expectativa de vida no país é de 73 anos. As mulheres vivem em média até os 77 anos, enquanto os homens até 69 anos. Este fenômeno se deve aos avanços da medicina e à nova visão da velhice, já que a maioria das pessoas busca envelhecer de forma saudável, independente e com qualidade de vida.

Deixe seu comentário