Na manhã de hoje um leitor do Portal 27 ligou para a redação para fazer uma denúncia pouco comum. É que alguém teria enterrado um animal morto dentro da área das ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A reportagem do Portal 27 foi ao local e constatou o absurdo. E para piorar a situação, o animal, possivelmente um cachorro de grande porte, sequer foi enterrado. O responsável por tal ato apenas jogou um pouco de areia por cima do bicho. Como a carcaça está em adiantado estado de decomposição, o cheiro no local é quase insuportável.

O animal foi enterrado no átrio da Igreja. Foto: João Thomazelli/Portal 27
O animal foi enterrado no átrio da Igreja. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Nós acionamos então o serviço de coleta de animais mortos do Centro de controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura de Guarapari. Uma equipe foi até o local e ficou impressionada com a atitude do cidadão. Além de ser um ponto turístico e histórico, o local é cercado, mas isso não impediu que o autor invadisse e despejasse o animal.

Por causa do adiantado estado de decomposição do animal, não foi possível fazer a retirada da carcaça. Uma equipe do CCZ vai retornar ao local para enterrar corretamente o bicho para que o cheiro de putrefação seja amenizado. Eles vão estudar a possibilidade de remoção da carcaça do local.

ruínas da igreja velha
O local passou por uma limpeza há poucas semanas. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Prefeitura

A prefeitura de Guarapari possuiu um serviço de coleta de animais mortos. No caso de animais de pequeno e médio portes, o serviço de recolhimento é feito pelo CCZ. Basta o cidadão ligar e pedir pelo serviço. Os números de contato são: 3262-1456, 3262-1271 ou 0800-283-9543.

A prefeitura emitiu uma nota sobre o problema. Confira na íntegra:

RUÍNAS

As áreas das Ruínas Antigas e Poços dos Jesuítas estão sendo mantidas constantemente limpas. Recentemente foi realizado um trabalho de manutenção, arborização e iluminação na área do Poço dos Jesuítas, ações estas, consideradas simples, porém, que afugentam a presença de pessoas em situação de rua. Como houve essa reclamação, os dois locais serão novamente verificados.

A Prefeitura esclarece que as duas áreas já estão em processo de restauração e melhorias. O município licitou empresa que encontra-se realizando a segunda fase de estudos técnicos e estruturais para contenção das Ruínas Antigas, primeira intervenção necessária. No que diz respeito ao Poço dos Jesuítas, conforme dito anteriormente, foram realizadas ações de manutenção no local.

Também está em fase final de tombamento do bem em Patrimônio, o que facilitará a definição da área do entrono do bem para as melhorias necessárias, uma vez que as áreas do entrono pertencem a particulares.

 Animal morto

O Centro de Controle de Zoonozes encaminhou equipe ao local que constatou o fato. A CODEG foi acionada e irá ao local para remoção do animal que encontra-se em estado de putrefação.

O CCZ orienta para que não enterrem animais mortos em espaços públicos e sim, liguem para o órgão para que seja feita a remoção. Centro de Controle de Zoonoses (27) 3262-1456 / 3262-1271.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!