A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma das principais feiras de livro da América Latina. Este ano será realizada entre os dias 26 de agosto e 04 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi e uma moradora de Guarapari estará lá marcando presença como escritora.

A professora e escritora Roselária Theodoro de Jesus Paula, 45 anos, recebeu o convite da própria editora para fazer o lançamento do seu primeiro livro na Bienal. “Me senti honrada, lisonjeada quando a editora falou assim: ‘vamos publicar seu livro na bienal’. Mas fiquei meio receosa”, contou Roselária.

Roselária foi convidada pela editora a lançar o livro na Bienal Internacional de São Paulo. foto: João Thomazelli/Portal 27
Roselária foi convidada pela editora a lançar o livro na Bienal Internacional de São Paulo. foto: João Thomazelli/Portal 27

Ela, que é formada em Direito e Letras, sofreu um acidente muito grave em 2012 e resolveu mudar de cidade e recomeçar a vida em Guarapari. “Em menos de um ano perdi meu pai, minha mãe e meu marido. O acidente foi a gota d’água. Quando eu cheguei no hospital duas equipes me atenderam. Quando acordei, o médico me disse: ‘seja bem-vinda, você nasceu de novo’. Depois disso, resolvi me mudar para Guarapari e começar a nova vida”.

Mas se engana quem pensa que o livro de Roselária é sobre a tragédia pessoal ou algum tipo de livro de autoajuda. Não. Roselária escreveu um livro infantil.

“Depois de um tempo em Guarapari fui convidada a dar aulas na Creche Alegria e conheci uma outra realidade da cidade e me apaixonei. Fui vendo a necessidade de contribuir de alguma forma e acho que esta é minha missão. Vi a dificuldade que as pessoas têm de ler, a falta de informação”, explicou Roselária.

O livro vai ser lançado em hoje às 17 horas na Bienal de São Paulo.
O livro vai ser lançado em hoje às 17 horas na Bienal de São Paulo.

“Um dia, pensando sobre essa coisa de tecnologia na vida das crianças, comecei a pensar no que está faltando para a criança hoje. Onde está o princípio? Hoje a família não passa mais os princípios. É o número um no quesito ética e cidadania. Então decidi que iria escrever sobre isso”.

Roselária escreveu o livro em um dia e quando leu para a filha, ela não acreditou que tinha sido a mãe quem escreveu. “Quando minha filha perguntou onde eu tinha comprado o livro, falei que eu tinha acabado de escrever e ela não acreditou. Ela ficou muito animada e até falei para ela parar de exageros. Depois disso a coisa andou e agora estou indo para a Bienal”, contou com orgulho a advogada carioca que virou professora em Guarapari.

O lançamento do livro “Onde está o número 1”, de Roselária Theodoro de Jesus Paula vai ser hoje às 17 horas no espaço da editora All Print no Anhembi. Depois que retornar da Bienal, a escritora vai tentar fazer o lançamento do livro também em Guarapari.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!