O aumento drástico no número de casos de dengue no bairro Una, na Enseada do Sol, em Guarapari, tem preocupado os moradores da região. Nos últimos meses, pelo menos 18 pessoas já sofreram com a doença.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores do bairro, Eliete Francisca Vieira, o maior problema são os próprios moradores que não fazem o trabalho de prevenção dentro da própria casa.

Moradores do bairro Una estão alarmados com o número crescente de casos de dengue. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Moradores do bairro Una estão alarmados com o número crescente de casos de dengue. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Eu não culpo a prefeitura e nem a Secretaria de Saúde. A dengue só se prolifera por falta de higiene, por falta de limpeza… e para piorar, nossos turistas estão deixando suas piscinas abertas, sem cuidado. Tem uma casa que fica próximo a uma escola que está com a piscina cheia e a casa fica vazia ao ano todo”, explica a presidente.

Além disso, Eliete citou outro caso, de um morador que tem uma caixa d’água que está com água parada. “A água chega a estar verde. Eu chamei o proprietário, mas ele não atende. A casa dele fica ao lado de outra escola”, disse.

Nesta quinta-feira (03) os agentes vieram ao bairro e visitaram as casas e jogaram veneno. “Mas muitos moradores não se conscientizam. Eles deixam os quintais sujos, cheio de coisas que acumulam água, mas não se preocupam em limpar. A culpa não é só dos governantes. O problema maior é a população que está deixando a desejar nos cuidados com a prevenção”, finalizou Eliete.

Para quem já teve a doença, a experiência serviu para ficar mais atento. “É tanta dor no corpo e mal estar que não dá para descrever. Depois que eu melhorei nunca mais deixei de vigiar o meu quintal e cuidar para que não tivesse mais focos perto de minha casa”, declarou  o vendedor Vicente Simonado Perira, morador do bairro.

Para o vereador Manoel Couto (PT), que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Guarapari, a população tem grande responsabilidade no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O mosquito transmissor da dengue se prolifera em água parada.
O mosquito transmissor da dengue se prolifera em água parada.

“Hoje em uma visita aos bairros Santa Mônica e Una nós recolhemos mais de 150 recipientes espalhados em terrenos e quintais que captam água e em vários deles encontramos larvas de mosquitos. Eu vejo que a população peca muito neste sentido”, declarou Manoel.

A prefeitura de Guarapari informou que tem intensificado o combate ao mosquito. Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde tem intensificado os trabalhos de combate e prevenção. Além das visitas “casa a casa” dos Agentes de Combate a Endemias, a cada dois meses, estão sendo realizadas ações com equipes para a vedação de caixas d’água nas residências. Em todos os locais com registro de casos notificados para suspeita de dengue, foi realizado bloqueio com a utilização das equipes de Ultra Baixo Volume – UBV portátil, visando inibir a proliferação. A cada 20 dias ocorre a utilização carro”fumacê”, ação de termonebulização nos bairros, interrompendo, assim, a fase alada do mosquito 
Além dessas ações, no Una também foram realizadas ações em conjunto com a Escola Eugênio Deoclécio Borges, através das crianças, onde foram feitas visitas nas casas com distribuição de informativos, além de orientação com intuito de prevenção dos moradores, fator importante na prevenção.