A paralisação da unidade da Samarco em Ubu está apresentando um impacto no comércio de Anchieta. Alguns estabelecimentos já registram uma queda nas vendas e estão preocupados com o futuro.

Foto: Wilcler Lopes/Portal 27
O restaurante Cantinho Português fechou uma de suas unidades no município. Foto: Wilcler Lopes/Portal 27

No município, havia duas unidades do restaurante Cantinho Português, uma localizada em frente à Praia de Castelhanos e outra no Centro. Agora, apenas esta última está funcionando, pois a maioria dos clientes que frequentavam a outra unidade era de funcionários da Samarco.

A sócia-proprietária do estabelecimento, Rose da Silva Cunha, disse que a unidade em frente à praia funcionava há sete anos no local e deve reabrir no verão, quando espera-se conseguir um bom movimento. Ela conta que sempre foi o pessoal da Samarco que segurou o restaurante lá. Sobre a paralisação da empresa, ela comenta: “É uma pena”.

Já o movimento na Nossa Rede Supermercados vinha decaindo nos últimos meses, devido à crise econômica vivida no país, segundo o proprietário do estabelecimento, Rogério Grassi. Ele afirma que no mês de novembro já sentiu uma diferença um pouco maior nas vendas.

Foto: Wilcler Lopes/Portal 27
O proprietário da Nossa Rede Supermercados acredita que os funcionários da Samarco estejam poupando para o futuro. Foto: Wilcler Lopes/Portal 27

“Mesmo quem ainda está empregado na Samarco parece estar diminuindo o consumo. Talvez poupando para uma situação futura, que é incerta. No verão eu acredito que o comércio aqui vai melhorar”, disse Rogério.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anchieta acrescenta que, como os funcionários ainda estão recebendo, não há nenhum dado concreto sobre a influência da paralisação da empresa no comércio do município, pois, de acordo com Vinicius Alcantara, presidente da entidade, enquanto eles ainda estão recebendo os salários, não há impacto.

“O comércio está sendo afetado pela cautela, e não ainda pela paralisação. Os dados que nós temos é de que as vendas no comércio, em geral, apresentaram uma queda de 40%, mas por causa da crise. Qualquer dado sobre a queda nas vendas, ligado à paralisação da Samarco, é mera especulação”, finaliza.

Deixe seu comentário