JB Padrão
Banner TOP

Todos os anos Guarapari recebe um grande fluxo de turistas que aquecem o comércio e animam nossa cidade. Ao mesmo tempo, todos os anos também inúmeros são os problemas e transtornos, pois a Cidade Saúde ainda não está preparada para receber seis ou sete vezes sua população na temporada. Uma leitora do Portal 27 que não quis se identificar entrou em contato conosco indignada, pois, sendo moradora de Guarapari há 24 anos, nunca viu tanto lixo espalhado pelo Centro da cidade.

Sofá descartado no calçadão – Foto de Franz Tristão

Areia. A moradora disse que caminha no calçadão do Centro de Guarapari três vezes por semana e tem evitado ir aos fins de semana, pois os inúmeros visitantes de aglomeram no calçadão, por falta de espaço. Segundo ela, um problema que tem incomodado é o excesso de areia na calçada e o lixo espalhado no Centro da cidade. “Estou desde após o Natal observando a total ausência da prefeitura na retirada da areia das calçadas! Além de um lixo chocante espalhado por nosso centro. Na calçada do Siribeira tem um sofá descartado há uma semana, garrafas quebradas e lixo, lixo, lixo! Tudo se espalhando com o vento!”, desabafa.

Segundo a moradora, o acúmulo de lixo é vergonhoso e um péssimo cartão de visitas para nosso município. “Isso com certeza se reflete no nosso turismo e na melhora da continuidade dessa população que nos visita. Vamos refletir um pouco mais sobre a gravidade disso. Quem pagou por apartamentos de luxo com diárias superiores a quinhentos reais, provavelmente não vai voltar. A limpeza e o cuidado de uma cidade é importante! Nossas praias são com a graça de Deus maravilhosas, mas a cidade tem que ser cuidada”. Segundo a moradora, hoje pela manhã, enquanto caminhava no calçadão, havia apenas três funcionários atuando na retirada do lixo.

Codeg realizando limpeza da praia

Resposta. Entramos em contato com a Prefeitura Municipal que nos deu o seguinte retorno: “A Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari (Codeg) informa que a limpeza na região central é feita todos os dias, inclusive na última semana foi realizada a retirada de areia do calçadão com varredeira mecânica. Hoje pela manhã foi retirado o sofá que havia sido descartado de forma irregular no local. Quanto a equipe de limpeza, a Codeg desmente a informação de que seriam apenas três pessoas para limpar as praias do Centro, na verdade são nove funcionários, divididos em três equipes. Quanto as garrafas e a grande quantidade de lixo constatada hoje, deve-se aos eventos realizados no Siribeira, mas a Codeg informa que mesmo assim, ainda pela manhã a região estava toda limpa. Para manter o local limpo, novas lixeiras foram instaladas na região, mas vândalos estão quebrando as mesmas.

A Codeg pede a colaboração da população, uma vez que, a cidade tem recebido um grande número de pessoas e para que tudo permaneça limpo é preciso que os moradores e turistas façam o descarte correto de lixos e entulhos. Muitas vezes a equipe acaba de fazer a limpeza e ao retornar no local, poucos minutos depois, já encontra lixo jogado no chão. Pede ainda que, nos casos de vandalismo denuncie através do 190, pois isso é crime contra o patrimônio público.”

Institucional Basic Idiomas
Banner Marcelo
Camara Municipal de Guarapari – Participe

Institucional MAllagutti

6 COMENTÁRIOS

  1. A senhora “moradora” sem nenhuma cerimônia ofende os suínos. Gostaria de saber o que os suínos fizeram para atrair tanto desprezo por parte desta senhora? Porcos não sujam NADA, ao contrário limpam a sujeira de outros seres.

  2. A codeg esta de parabens. Infelismente muitos moradores não tem educação e bom senso de jogar o lixo no lugar certo. Quanto a essa moradora que denunciou, vai atrás do prefeito para ele fazer melhorias na saúde, botar um sine nessa cidade. A muita coisa mais importante do que lixo.

  3. Isso é muito difícil, em toda a Cidade é assim, por exemplo no bairro Jabarai o caminhão recolhe lixo as terças, quinta e domingo, os porcos jogam lixo na frente da Associação de Moradores a qualquer dia, jogas de tudo qualquer coisa, os suínos fazem a maior lambança, nem perece gente. É um nojo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here