Muita gente foi até a praça do Radium Hotel, em Guarapari, na última quarta-feira (21) com um propósito: doar sangue. Mas apenas 200 pessoas tiveram a possibilidade de doar, pois, segundo Carlos Amaral, coordenador de Coleta Externa do Hemoes, essa foi a quantidade de senhas distribuídas para efetuar a doação.

Para tentar atender parte da população que compareceu ao local e não conseguiu doar, o ônibus do Hemoes vai estar novamente na praça do Radium Hotel nesta terça (27) e quarta-feira (28), das 8 às 16 horas.

Doasangue
Foto: Wilcler Lopes / Portal 27

Carlos Amaral explica que, desta vez, serão distribuídas 120 senhas em cada dia de coleta: “Nossa meta é coletar 120 bolsas de sangue em cada dia, sendo que quando alguém não estiver apto a doar após passar pela triagem, estamos pensando na possibilidade de passar a senha dessa pessoa para outra, desde que ainda haja tempo até o fim da coleta do dia”.

Portanto, quem quiser garantir sua doação deverá chegar cedo ao local, para não correr o risco de ficar sem senha, ou tentar a sorte de conseguir a senha de alguém que ficou impossibilitado de doar após a triagem.

O coordenador de Coleta Externa ainda lembra que as bolsas de sangue coletadas em Guarapari serão destinadas a própria população do município que precise desse sangue.

Para se tornar um doador é necessário: ter vontade e estar bem de saúde; pesar mais de 50 kg; ter entre 16 e 67 anos (com 16/17 anos é necessária autorização do responsável legal / acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos); não estar em jejum (se almoçar, aguardar 3h para a doação); levar documento oficial de identidade com fotografia.

Doar sangue é necessário e muito importante, mas exige alguns cuidados: não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, histórico recente de DST. Também fica impossibilitado de doar quem tem ou já teve: hepatite (após os 10 anos de idade); doença de chagas, malária ou sífilis; vírus HIV ou AIDS.

Serviço

Doação
Foto: Wilcler Lopes / Portal 27

Ônibus do Hemoes em Guarapari

Data: terça (27) e quarta-feira (28)

Horário: das 8 às 16 horas

Local: praça do Radium Hotel, Centro – Guarapari