Alfredo Chaves guarda bons momentos para o seu final de semana de outono. Opções de lazer e paisagens naturais não faltam. Além de grandes festas e da oferta de pratos dedicados à estação nos restaurantes e lanchonetes, o município dispõe de dois circuitos turísticos: Vale da Aventura e Caminho das Águas. Ambos oferecem uma variada opção de lazer entre cachoeiras e vales. O clima da estação dá um tom romântico e ainda mais acolhedor a sua estada. Rapel, voo livre, tirolesa, caminhada pelas matas, canoagem e rafting são algumas das atividades que têm como palco belas paisagens naturais.

Nos dois roteiros é fácil encontrar pousadas aconchegantes, que oferecem serviços de qualidade, como também pratos típicos da culinária local. Em algumas, há áreas de lazer e piscina para crianças e adultos. As pousadas prepararam pacotes especiais os finais de semana do outono/inverno. O trajeto é repleto de belas cachoeiras, rios, vales e propriedades que abrem as porteiras para vender doces, massas, vinhos, licores e frutas colhidas no pé.

DSC_7315 [Resolução do desktop]
Rapel, voo livre, tirolesa, caminhada pelas matas, canoagem e rafting são algumas das atividades que têm como palco belas paisagens naturais.

Em relação aos eventos, em maio, o município sedia a Festa do Clube do Cavalo. Já em junho, acontece a Festitália, com desfile, muito vinho e polenta e atrações musicais. No último final de semana de julho é a vez da tradicional Festa da Banana e do Leite e de exposições na Estação Ferroviária de Matilde. Em agosto acontece a Festa de São Roque, em São Roque de Quarto Território; Festa em São Roque de Maravilha e Moda de Viola em São Marcos.

Circuito Vale da Aventura

Oferece um passeio cheio de adrenalina, com diversas opções de esportes radicais. Ideal para os adeptos de aventura. O roteiro inicia em Cachoeira Alta, a 4km da Sede municipal, e integra várias propriedades na área rural de Alfredo Chaves, onde são encontrados conforto, infraestrutura e recursos necessários para a prática de modalidades como voo livre rapel, escalada e os passeios de caiaques. A cachoeira Tororoma e a rampa natural de voo livre, que vista o mar e as montanhas, são as principais atrações do trajeto.

DSC_2718 [Resolução do desktop]
As localidades que envolvem o roteiro são Matilde, Carolina, São Marcos, Vila Nova de Maravilha e São Roque de Maravilha.

Caminho das Águas

O roteiro leva à tranquilidade e ao bucolismo da área rural. O circuito é uma combinação de cultura, hospitalidade, matas e dezenas de belas cachoeiras, além de diversas propriedades que comercializam pães, massas, biscoitos, doces, vinhos e licores. A região proporciona um momento de contemplação  da paisagem e da simplicidade da vida no campo. As localidades que envolvem o roteiro são Matilde, Carolina, São Marcos, Vila Nova de Maravilha e São Roque de Maravilha.

Serviço. Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – Tel.: 27 3269-2736.

Deixe seu comentário