Prefeituras, monumentos históricos, comércio e pontes receberam iluminação rosa. O portal 27, também aderiu a campanha.

Foi dada a largada para o movimento mundial que pretende chamar a atenção da população para a detecção precoce dos vários tipos de cânceres, principalmente os que mais acometem as mulheres. De acordo com dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.

Campanha-Outubro-Rosa1
Portal aderiu.

Hoje o governador Renato Casagrande abre, oficialmente, a campanha Outubro Rosa 2013. Onde monumentos históricos, símbolos turísticos e estabelecimentos comerciais ficarão iluminados durante todo o mês de outubro para chamar a atenção da população para a necessidade e importância da detecção precoce do câncer.

O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura em Nova York, e desde então, promovida anualmente em vários lugares. Começaram assim, a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como o mês das realizações dessas ações. Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

congresso
Congresso já está na campanha.

A coordenadora estadual do Outubro Rosa, Marilucia Dalla, informa que a cada ano novos casos da doença surgem e quanto mais cedo for detectado mais eficaz o tratamento. “Essa campanha começou como estímulo e alerta para a detecção do câncer de mama, mas ganhou corpo e atualmente é um alerta a todos os tipos da doença.”

Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal. Além disso, haverá uma programação especial com exposições, campanhas e bate-papos sobre o câncer de mama.

Casos de câncer

A presidente da Afecc, Telma Dias Ayres, acrescenta que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de novos casos da doença no Brasil é de 518.510 para os anos de 2012/2013. Desse total, 60 mil serão de próstata, 53 mil de mama feminina, 30 mil de cólon e reto, 27 mil de pulmão, 20 mil de estômago e 18 mil de colo do útero.

2out2012-ponte-pedro-ivo-campos-em-florianopolis-sc-tem-iluminacao-especial-para-comemorar-a-campanha-outubro-rosa-durante-este-mes-predios-e-monumentos-famosos-pelo-mundo-estarao-iluminados-na-1349218467678_
Ponte Pedro Ivo em Florianópolis.

Ela acrescenta que a projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano de 2030 é de 27 milhões de novos casos de câncer em todo o mundo e 17 milhões de mortes pela doença. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil.

Então, aproveite o mês de outubro e agende uma consulta com seu médico. Junte-se a essa causa. O câncer tem cura!

Deixe seu comentário