Cuidar da saúde não é uma tarefa fácil para os moradores de Perocão. O bairro até possui uma unidade de saúde, mas há aproximadamente um mês não tem médico para atender os doentes.

Segundo o morador, a unidade está sem médico a aproximadamente um mês.

O morador Roberto Ferreira da Cruz, relatou que a unidade tem um único médico, mas ele está afastado por problemas de saúde. “O médico fez uma cirurgia na vista e faz três semanas que ele não está atendendo. Não colocaram outro no lugar nem avisaram a ninguém, colocaram só um papel na porta lá. Enquanto ele não volta o pessoal que está doente tem que esperar ou ir para a UPA”.

Segundo ele, quando há médico os moradores precisam dormir na fila para conseguir atendimento. “Eles dão 30 fichas aí os primeiros que vão chegando pegam as fichas e quem não pegar só consegue atendimento na próxima semana, aí tem que chegar cedo. Eles falam que pode chegar às 7h, mas é mentira. Se chegar nesse horário já não encontra mais porque às 5h já está cheio de gente lá esperando”.

Roberto disse ainda que mesmo com a volta do médico o atendimento deve demorar a ser normalizado. “A funcionária de lá falou que tem um monte de prontuário atrasado que eles mandaram para Setiba. Quando ele voltar vai ter que refazer isso tudo e vai demorar mais uma ou duas semanas para ele voltar a atender o pessoal que fica na fila. Então vamos ficar mais de um mês sem médico”.

Segundo Roberto, os moradores dormem na fila para conseguir uma das 30 fichas que dão direito ao atendimento médico. Foto: Whatsapp

A falta de médico não é o único problema da unidade de saúde. “O posto é bonito, mas a parte de dentista está com os aparelhos quebrados e não tem ninguém atendendo. Não tem remédios e nem o aparelho para medir glicose. Está cheio de infiltração e não dá nem para abrir a porta do banheiro porque da infiltração e o esgoto que está voltando”.

 Procurada, a prefeitura disse o médico já retornou suas atividades e que os problemas estruturais já estão sendo resolvidos. “A Secretaria Municipal de Saúde informa que o médico estava de atestado por 15 dias e retoma as atividades hoje. Quanto a estrutura da unidade, a equipe de obras já está no local há três dias fazendo os reparos necessários.Sobre os aparelhos de glicose, a equipe de saúde da Semsa terá uma capacitação, dia 12, com a empresa vencedora da licitação, pois a prefeitura fez aquisição de aparelhos melhores, e só depois disso esses serão encaminhados às unidades“, diz a nota do município. 

Comments are closed.